qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Sant’Ana do Livramento tem qualidade do ar “insalubre” na manhã desta quarta-feira (11), de acordo com plataforma

Fenômeno é resultado do corredor de fumaça que se formou a partir da crise das queimadas que atingem diversos estados brasileiros
Vista aérea de Sant'Ana do Livramento na manhã de terça-feira (10) - Marcelo Pinto/A Plateia

O amanhecer tímido seguido do pôr do sol e luar avermelhados que, a primeira vista, encantou muitos gaúchos, chama atenção dos meteorologistas e acende um alerta para os riscos à saúde. A mudança na tonalidade habitual é resultado do corredor de fumaça formado a partir da crise das queimadas que atingem diversos estados brasileiros como Amazonas, Pará e Mato Grosso, além de países vizinhos como Bolívia e Paraguai.

Atualmente, o Brasil registra um índice recorde de queimadas, principalmente na Amazônia, com o maior número de focos de incêndio em 19 anos. Segundo o MetSul, a massa de fuligem avançou pelo interior do continente até a altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na segunda-feira (9), 60% do território brasileiro estava coberto por fumaça de queimadas. A película de fuligem é composta por poluentes como Dióxido de Enxofre (SO2), Dióxido de Nitrogênio (NO2), Ozônio (O3) e Monóxido de Carbono (CO), prejudiciais à saúde, principalmente de pessoas com problemas respiratórios.

De acordo com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que monitora o quadro, a exposição prolongada a partículas sólidas ou líquidas suspensas no ar, inferiores a 2,5 micrômetros (PM2,5), está associada a problemas como asma, bronquite e enfisema, já que o material é capaz de penetrar profundamente nos pulmões e na corrente sanguínea quando inalado.

 

Sant’Ana do Livramento registra qualidade do ar “Insalubre”

Segundo a plataforma suíça IQ Air, a qualidade do ar em Sant’Ana do Livramento, nesta quarta-feira (11), é “Insalubre”. A classificação varia entre “Seguro à Saúde”, “Tolerável”, “Insalubre”, “Muito Insalubre” e “Perigoso”. A plataforma ainda revela que a concentração de partículas de até 2,5 micrômetros (PM2,5) na cidade é quase 11 vezes maior que as diretrizes anuais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para qualidade do ar. Os dados são monitorados a partir de sistemas de satélite.

Vista aérea de Sant’Ana do Livramento na manhã de terça-feira (10) – Fabian Ribeiro/A Plateia
Vista aérea de Sant’Ana do Livramento na manhã de terça-feira (10) – Marcelo Pinto/A Plateia

 

Riscos à saúde

  • Tosse seca
  • Cansaço
  • Irritação nos olhos, nariz e garganta

 

Recomendações

  • Utilizar purificador de ar nos ambientes
  • Utilizar máscaras faciais ao ar livre
  • Reduzir o exercício ao ar livre
  • Beber bastante água

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad