qua, 8 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Trem do Pampa terá quatro passeios dia 20 de setembro

Atrativo turístico, inaugurado em julho, homenageia a cultura gaúcha e as tradições da região pampeana.
Trem do Pampa terá quatro passeios dia 20 de setembro

Em 2024, o 20 de setembro será ainda mais especial em Sant’Ana do Livramento. Além do tradicional desfile dos Festejos Farroupilhas pela rua Dos Andradas, a comunidade e os turistas poderão celebrar a tradicional data gaúcha  em uma das quatro viagens da mais nova atração turística do Rio Grande do Sul: o Trem do Pampa.

Inaugurado em julho, inicialmente prevendo saídas apenas aos sábados, o passeio já ampliou sua operação para sextas-feiras e domingos até o final do ano. Para atender a procura durante a Semana Farroupilha, haverá um horário de operação extra também no dia 19, quinta-feira.

O Trem do Pampa é um passeio que cultua e eterniza a história e as tradições do pampa gaúcho através de atrações artístico-culturais, que se apresentam dentro dos vagões ao longo do percurso de 20 quilômetros. Vinho e suco de uva do terroir local são degustados pelos passageiros que ainda podem apreciar a paisagem do Pampa gaúcho, os animais, os parreirais em forma de espaldeira e o cartão postal da cidade: o Cerro de Palomas.

Tráfego próximo aos trilhos
O Desfile Farroupilha na cidade de Sant’Ana do Livramento deverá levar um grande número de pessoas e cavalos para a região central da cidade, próximo à Estação Férrea, de onde parte e chega o Trem do Pampa.

Responsável pela operação do passeio, a Giordani Turismo reforça os cuidados com a segurança para quem transitar pela região dos trilhos, evitando acidentes. “Ao se aproximar de cruzamentos com ruas e em áreas populosas, o trem sempre emite apitos, sinalizando sua chegada, e este som pode acabar assustando os cavalos que estiverem próximos”, pontua Cristiane Tomazini, gerente de marketing da empresa. Confira abaixo os horários de movimentação do trem no entorno da Estação Central de Sant’Ana do Livramento.

Saídas e chegadas na Estação Sant’Ana do Livramento

  • 9h: Saída de trem da Estação Sant’Ana do Livramento para Estação Palomas
  • 12h: Chegada do trem que partiu às 10h50 da Estação Palomas
  • 14h: Saída de trem da Estação Sant’Ana do Livramento para Estação Palomas
  • 17h: Chegada do trem que partiu às 15h50 da Estação Palomas

 

Trem do Pampa
Estação de Sant´Ana do Livramento – R. Ten. Aníbal Benévolo, 279 – Divisa
Informações e reservas: (55) 3965-0088 ou tremdopampars.com.br
Ingresso: R$135,00*
*Crianças até 5 anos viajam gratuitamente no colo e moradores de Sant´Ana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação, mediante apresentação de comprovante de residência – válido para compra presencial ou via Central.
Duração: aproximadamente 3 horas
Instagram: @tremdopampars

General Hamilton Mourão através do X

É urgente, o AGRO gaúcho pede socorro! Até hoje, 25 vidas foram interrompidas, verdadeiramente ceifadas, pelo abandono e pela indiferença do governo. Essas pessoas desistiram da luta pois não encontravam mais motivos para manter as suas vidas. Não são doenças, não são acidentes, é a absoluta falta de perspectiva daqueles que estão verdadeiramente sufocados pelas dívidas, vendo o trabalho de

Senador Hamilton Mourão através do Instagram

Fim do risco invisível no seu GPS! Como relator do PL 1.169/2025, na Comissão de Segurança Pública do Senado, apresentei texto alternativo aprovado em primeiro turno nesta semana: agora, apps de navegação e mapas deverão emitir alertas obrigatórios sobre áreas de alto risco de crimes, com dados fornecidos pelas secretarias de segurança. Turistas e motoristas de app ganham mais proteção,

Por Eduardo Lobo Naslavsky: Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA)

Passados quase dois meses desde a vigência da taxação do mercado norte americano e do anúncio das medidas estabelecidas pela MP 1309/2025 (Plano Brasil Soberano), as empresas do setor de pescados relatam dificuldade para acessar as linhas de crédito anunciadas, tendo em vista o excesso de burocracia no repasse dos bancos para as empresas, os quais estão exigindo garantias reais