sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Festejos Farroupilha 2024 acontecerá em Livramento

O evento será realizado nos dias 14 e 15 de setembro no CTG Fronteira Aberta
Foto: Cedida

Nos dias 14 e 15 de setembro, Sant’Ana do Livramento se prepara para receber um dos eventos mais aguardados do calendário cultural gaúcho: Festejos Farroupilha 2024 – A Chama Crioula e a Paixão do Povo Gaúcho.

A celebração acontecerá no tradicional CTG Fronteira Aberta, prometendo uma programação rica em atividades que enaltecem as tradições e a cultura da região. O evento, que conta com o patrocínio de Supermercados Righi, Casa Doce e Erva Mate Valério, além do financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura, terá entrada gratuita e será realizado ao longo de dois dias de festividades.

Além de celebrar a cultura tradicional gaúcha, o evento busca fomentar a inclusão social e a acessibilidade. Durante as festividades, serão realizadas palestras que promovem a reflexão sobre esses temas.
“O Festejos Farroupilha 2024 é uma oportunidade única para todos os amantes da cultura gaúcha vivenciarem a riqueza das nossas tradições em um ambiente festivo e acolhedor”, afirma o coordenador do evento, Luiz Fernando Botino Esteriz.
“É um tributo à importância histórica de figuras como Paixão Cortes e uma celebração das nossas danças, músicas e costumes.
A realização deste evento é fundamental para manter viva a chama da cultura gaúcha e proporcionar às futuras gerações uma conexão profunda com suas raízes. A presença de artistas renomados e a inclusão de diversas atividades culturais reforçam o compromisso com a preservação das tradições e com a educação cultural “, finalizou.

Não perca a chance de vivenciar o melhor da tradição gaúcha!

Programação

14 de setembro (sábado)
– 11h: Recepção dos cavaleiros com a Chama Crioula e Homenagem a Paixão Cortes
– 14h: Tertúlia Artística com declamadores, intérpretes e trovadores
– 17h: Palestra com o historiador Paulo Mena sobre “A Formação do Povo Gaúcho”
– 20h: Show nacional com Gaúcho da Fronteira, seguido de baile com o Quarteto Fronteira

15 de setembro (domingo)
– 14h: Festival de Danças Tradicionais
– 18h: Palestras com Luiz Botino sobre “Danças Tradicionais” e Raquel Pinheiro sobre “Paixão Cortes e sua Trajetória Tradicionalista”
– 21h: Show nativista com Leonel Gomez, seguido por Quarteto Fronteira

 

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e