seg, 13 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Música da Fronteira na Capital

No dia 04 de setembro chega à capital: o show FRONTERIZA, da cantora Nicole Carrion. O espetáculo faz parte da temporada 2024, do Sarau do Solar Colaborativo da Assembleia Legislativa. Será no Teatro Oficina Olga Reverbel, ao lado do Theatro São Pedro. O novíssimo teatro-oficina faz parte do Complexo Theatro São Pedro, e a entrada é franca. O show terá início às 20h. Este ciclo do Sarau do Solar terá, também, o show do cantor Robledo Martins, às 19h.

Sobre a artista: cantora de raiz folclórica e da música gaúcha do Rio Grande do Sul, compositora, produtora e jornalista. Fronteiriça, de nacionalidade uruguaia e brasileira, nasceu na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, Rivera e Sant’Ana do Livramento. Desde os sete anos, vive os caminhos da música. Vencedora de diversos festivais nativistas, onde já conquistou mais de 150 prêmios.  Em sua trajetória, estão participações nos mais importantes eventos de música regional do estado, além de programas de televisão na temática gaúcha. Sua janela no cenário nacional foi em 2022, quando integrou o elenco da
11ª temporada do The Voice Brasil, da Rede Globo, para mais de 30 milhões de pessoas, girando 3 cadeiras ao cantar “Volver a los 17”, clássico do folclore latino-americano.

Foi semifinalista da 4ª temporada do Canta Comigo, reality show musical da TV Record.
Uma das características mais importantes do seu trabalho musical é o sotaque fronteiriço, misturando o folclore uruguaio e a música gaúcha do Rio Grande do Sul. Esteve presente nos mais importantes festivais de música gaúcha do Brasil, além de shows realizados no Uruguai.

Nicole Carrion é uma cantautora de duas pátrias, em seus shows representa o folclore do lugar onde nasceu: a fronteira. É um show binacional com toda a influência que representa. Através do canto, música, dança, figurinos, linguagens, ela e sua banda conduzem o espetáculo com a alegria, a força e a energia de dois países, Uruguai e Brasil.
O show Fronteriza conta com a participação da banda e também de bailarinos de folclore, levando ao público a essência da fronteira.

NOVO ÁLBUM:
O álbum “Fronteriza” é o mais recente trabalho da cantora. Estreou no dia 27 de julho em todas as plataformas digitais. Os ritmos como Polca, Candombe, Milonga, Chacarera, Chamarrita e Rasguido Doble estão presentes, e as letras exploram temas que variam de histórias familiares como “El viejo del Bandoneón” y “Cuchillo de Don Nico”, a questões mais contemporâneas e jovens como “Tus ojos color de grapa” e “Caballo de niña. Com metade das músicas em espanhol e a outra metade em português, busca representar ainda mais a singularidade de um trabalho binacional e de fronteira. ‘’Minha raiz é a fronteira, sendo alguém que tem dupla nacionalidade, e famílias nos dois países, cantar a fronteira é
natural, é uma paixão’’, compartilha Nicole Carrion sobre o álbum.

“Fronteriza” está dividido em duas partes: o Lado A –  apresenta 13 faixas, incluindo 8 composições autorais que reafirmam Nicole como compositora de suas próprias histórias, além de 5 regravações emblemáticas como “Milonga de Tres Banderas” e “Fronteira Seca”. Além das músicas, “Fronteriza” será acompanhado por vários clipes que serão lançados nos próximos meses, transmitindo a potência cultural e visual do projeto.

Resumo de segunda-feira, dia 13/10/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Alexandre Coelho: “O Brasil tem grande poder de negociação”   GLOBO – Cúpula no Egito abre caminho à nova fase do plano de paz   FOLHA DE S.PAULO – Com 166 vítimas, SP bate recorde no registro de feminicídios no ano   Valor Econômico – Brasil consegue direcionar

Secretaria de Desenvolvimento Livramento tem projeto selecionado para o Prêmio Infosfera 2025

Núcleo de Estatística Municipal é destaque entre as boas práticas de todo o país A Secretaria de Desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento celebra a seleção do projeto NEM: Núcleo de Estatística Municipal para o renomado Prêmio Infosfera 2025, iniciativa que reconhece e valoriza boas práticas no uso de dados e tecnologia na gestão pública. O Congresso de Gestão da Informação