qua, 8 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Lançado Tá na Mão Empresas para abertura de empresas pelo whatsapp

A partir desta terça-feira (20/8), o empreendedor já pode abrir a própria empresa na palma da mão no Rio Grande do Sul. Esta é facilidade está no Tá na Mão Empresas, serviço lançado oficialmente para disponibilizar a abertura de empreendimentos pelo whatsapp em poucos minutos, de maneira automatizada.

Essa é uma iniciativa da Junta Comercial do RS (Jucirs), vinculada á Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), e do programa DescomplicaRS, e teve sua apresentação nesta terça-feira (20/8), durante o ato que retomou o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), que será coordenado Sedec.

Ao acessar o aplicativo whatsapp, o empreendedor preenche os dados solicitados e, caso atenda aos requisitos do Tudo Fácil Empresas, já terá sua empresa registada na Junta Comercial do RS, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição estadual e municipal, licenciamento (ou sua dispensa) e alvará de funcionamento. Todo o serviço é feito de forma gratuito e de forma segura.

O secretário Ernani Polo elogiou a inciativa, ressaltando que ela auxilia na manutenção de um ambiente de negócios moderno e acolhedor. “Estamos facilitando para que as pessoas formalizem seus negócios e possam acessar todas os incentivos que isso acarreta. O uso de uma tecnologia que já faz parte do dia a dia, com o whatsapp, mostra como o Estado está trabalhando para criar um ambiente propício para mais pessoas empreendam e com menos burocracia”, disse Polo.

A presidente da JucisRS, Lauren Momback, falou sobre o serviço. “O Tá na Mão Empresas é uma forma segura, ágil e sem nenhuma burocracia de abertura de empresas. Esta é mais uma entrega do Estado para facilitar a vida de quem quer empreender e para melhorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul”, explicou Lauren.

O Tá na Mão Empresas pode ser acessado pelo número (51) 981370160

Operativo de Aduanas incautó productos de contrabando en Rivera

En los departamentos de Rivera y Tacuarembó funcionarios del Departamento de Vigilancia Regional Norte de la Dirección Nacional de Aduanas desarrollaron una serie de operativos en las rutas 5 y 27 que derivaron en la detención de vehículos de carga y en el hallazgo de cigarrillos, bebidas alcohólicas, ropa y electrodomésticos de contrabando. En uno de los casos, los funcionarios

Discurso do Senador Mourão em 08/10/2025

As trombetas da guerra ecoam novamente no planeta! Os conflitos mundiais seguem se acirrando, enquanto no Brasil a única preocupação é quem irá vencer o pleito de 2026. As narcoguerrilhas dominam nosso subcontinente e, cada vez mais, desestabilizam os regimes que, aos poucos, se tornam narcoestados. A economia sucumbe cada dia mais e nossas Forças Armadas seguem sendo sucateadas pelo

PL 234/2025 é aprovado pela CINDRE e avança com incentivos à defesa civil

  A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) aprovou, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei nº 234/2025, de autoria do deputado federal Zucco (PL-RS), que permite que pessoas físicas e jurídicas deduzam parcelas do Imposto de Renda por meio de doações a projetos de proteção e defesa civil ou contribuições ao FUNCAP — Fundo Nacional para Calamidades,