seg, 22 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Secretária da Fazenda virá à ALRS em setembro, explicar situação fiscal do RS frente a novas despesas

Foi pauta da reunião da Comissão de Finanças desta quinta-feira (08/08) o requerimento do deputado Rodrigo Lorenzoni que pedia a convocação da secretária da Fazenda, Pricilla Santana à Assembleia Legislativa, para prestar esclarecimentos sobre as despesas que o governo terá com alteração de carreiras, reajustes a servidores e contratações emergenciais.

“Desde a primeira vez em que o governador enviou um pacote com reformas estruturais e grande impacto nas despesas do Estado até agora, a secretária, que é quem cuida de pagar as contas, não se manifestou. Justamente ela, que veio à Casa, em várias outras oportunidades, justificar que era imprescindível aumentar impostos, retirar incentivos e sensibilizar os deputados para a necessidade de arrecadar mais e equilibrar as contas públicas do RS. Entendíamos que a situação era de penúria”, relata Rodrigo.

“Queremos entender”

A preocupação, segundo o deputado, ficou ainda maior quando, menos de 24 horas depois da aprovação das medidas que vão aumentar em R$ 8 bilhões as despesas do RS, o governo voltou a falar em aumento de impostos.

Hoje, na reunião da comissão, Rodrigo reforçou que o Projeto de Lei nº 243/2024 foi aprovado de forma absolutamente legítima pela Assembleia, mas que ainda havia necessidade de ouvir e conversar com a secretária. “Queremos entender quanto nós temos de recursos no caixa único do Estado, quanto disso é recurso livre, quantos recursos das privatizações já foram usados, projeção de fluxo de caixa com a repercussão dos aumentos e depois com o reinício do pagamento da dívida”, explicou.

A pedido do líder do governo, Rodrigo retirou a convocação e concordou em convidar a secretária a comparecer à comissão. De acordo com Frederico Antunes, a data marcada para a reunião com Pricilla Santana é 05 de setembro.

Foto Rodrigo Savedra

HOMICIDIO: “Escena de terror” con incendio y muerte en Rivera

En ésta oportunidad la víctima fue un hombre de 43 años poseedor de diversos antecedentes penales Una vez más el departamento de Rivera está en las primeras planas de la información, dónde nuevamente se registró un horrendo hecho de sangre, en el cual le “costo” la vida a un hombre de 43 años de edad, poseedor de diversos antecedentes penales.

Com ação de Lorenzoni, PL do CRLV sai da gaveta e ganha novo relator

O deputado Rodrigo Lorenzoni obteve na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, a redistribuição do Projeto de Lei 599/2023, que propõe o fim da taxa de envio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Desde o início de 2024, o projeto tramitava na CCJ e já havia recebido parecer favorável, mas não foi levado à

Chama Crioula aquece o coração gaúcho e encerra com casa cheia

“O evento, que celebrou a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul, foi marcado por uma intensa demonstração de devoção e emoção, com público lotando o local e garantindo o sucesso absoluto da edição deste ano.