qua, 2 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Secretária da Fazenda virá à ALRS em setembro, explicar situação fiscal do RS frente a novas despesas

Foi pauta da reunião da Comissão de Finanças desta quinta-feira (08/08) o requerimento do deputado Rodrigo Lorenzoni que pedia a convocação da secretária da Fazenda, Pricilla Santana à Assembleia Legislativa, para prestar esclarecimentos sobre as despesas que o governo terá com alteração de carreiras, reajustes a servidores e contratações emergenciais.

“Desde a primeira vez em que o governador enviou um pacote com reformas estruturais e grande impacto nas despesas do Estado até agora, a secretária, que é quem cuida de pagar as contas, não se manifestou. Justamente ela, que veio à Casa, em várias outras oportunidades, justificar que era imprescindível aumentar impostos, retirar incentivos e sensibilizar os deputados para a necessidade de arrecadar mais e equilibrar as contas públicas do RS. Entendíamos que a situação era de penúria”, relata Rodrigo.

“Queremos entender”

A preocupação, segundo o deputado, ficou ainda maior quando, menos de 24 horas depois da aprovação das medidas que vão aumentar em R$ 8 bilhões as despesas do RS, o governo voltou a falar em aumento de impostos.

Hoje, na reunião da comissão, Rodrigo reforçou que o Projeto de Lei nº 243/2024 foi aprovado de forma absolutamente legítima pela Assembleia, mas que ainda havia necessidade de ouvir e conversar com a secretária. “Queremos entender quanto nós temos de recursos no caixa único do Estado, quanto disso é recurso livre, quantos recursos das privatizações já foram usados, projeção de fluxo de caixa com a repercussão dos aumentos e depois com o reinício do pagamento da dívida”, explicou.

A pedido do líder do governo, Rodrigo retirou a convocação e concordou em convidar a secretária a comparecer à comissão. De acordo com Frederico Antunes, a data marcada para a reunião com Pricilla Santana é 05 de setembro.

Foto Rodrigo Savedra

Kátya Dessesards assina a Coluna fonteESG no Brasil Inovador

Estou muito empolgada em iniciar essa nova jornada como Colunista neste momento de expansão da Rede BRASIL INOVADOR, que se renova, ressignifica e expande seus horizontes para ser além de uma mídia de conteúdo com relevância no agronegócio; mas um PARCEIRO que conecta o mercado geração de informação e negócios de qualidade. E sendo assim, esta coluna nasce com o propósito de abordar

Balance con “broche de oro” para el “Hermanando Patrias 2025” en Rivera

Culminada la edición 23ª de “Hermanando Patrias” en la ciudad de Rivera, los organizadores responsables de dicho evento cultural, Profesores Jorge López Arezo y Cecilia Da Rosa Gatto, manifestaron su regocijo de haber logrado una gran fiesta entre todos los participantes. Aportando un evento de trascendencia, con aporte cultural y también turístico en la frontera. Con referencia al evento, indicaron