seg, 22 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

TCE-RS solicita ao Ministério da Previdência prioridade no pagamento da compensação financeira para os RPPS gaúchos

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) solicitou ao Ministério da Previdência Social prioridade na análise, aprovação e pagamento da compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos municípios em estado de calamidade pública no estado.A solicitação foi realizada durante os eventos climáticos que atingiram o Estado em maio.

A iniciativa visava aumentar as receitas previdenciárias, agilizando os processos de compensação financeira dos RPPS já enviados e que estão em análise junto ao RGPS. A ação do TCE, por iniciativa da equipe do Centro Especializado de Auditoria Previdenciária (CEPREV), foi fundamental para a edição da Portaria MPS nº 2.191, de 1º de agosto de 2024, que autorizou o processamento automático dos requerimentos do estado e dos municípios gaúchos, priorizando a compensação devido ao reconhecimento do Estado de Calamidade Pública e da Situação de Emergência.

O processamento automático, uma rotina implementada pelo Ministério da Previdência, verifica as informações na base do INSS e compara com os dados dos pedidos enviados pelos RPPS, deferindo automaticamente os requerimentos de compensação financeira sem a necessidade de análise manual. Os valores que serão liberados ainda não foram divulgados, mas são importantes neste momento de reconstrução, pois irão auxiliar no pagamento de aposentadorias e pensões já concedidas pelos RPPS.

HOMICIDIO: “Escena de terror” con incendio y muerte en Rivera

En ésta oportunidad la víctima fue un hombre de 43 años poseedor de diversos antecedentes penales Una vez más el departamento de Rivera está en las primeras planas de la información, dónde nuevamente se registró un horrendo hecho de sangre, en el cual le “costo” la vida a un hombre de 43 años de edad, poseedor de diversos antecedentes penales.

Com ação de Lorenzoni, PL do CRLV sai da gaveta e ganha novo relator

O deputado Rodrigo Lorenzoni obteve na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, a redistribuição do Projeto de Lei 599/2023, que propõe o fim da taxa de envio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Desde o início de 2024, o projeto tramitava na CCJ e já havia recebido parecer favorável, mas não foi levado à

Chama Crioula aquece o coração gaúcho e encerra com casa cheia

“O evento, que celebrou a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul, foi marcado por uma intensa demonstração de devoção e emoção, com público lotando o local e garantindo o sucesso absoluto da edição deste ano.