qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Lorenzoni requer convocação de secretária da Fazenda para esclarecer impacto financeiro de projeto aprovado

O deputado Rodrigo Lorenzoni tentou convocar a secretária estadual da Fazenda, Pricilla Santana, antes da votação do projeto do governo. Mas, durante o recesso, o regimento da Assembleia Legislativa não permite. Assim, no início da manhã desta quarta-feira (01/08) já foi protocolado o requerimento de Convocação da secretária para “prestar esclarecimentos sobre os impactos financeiros do PL 243/2024” na Comissão de Finanças.

De acordo com Rodrigo, o silêncio da secretária da Fazenda sobre esses R$ 8 bilhões a mais nas despesas do RS, com a reestruturação das carreiras dos servidores, dos aumentos de salários e das contratações emergenciais, é preocupante. “A discussão principal sobre o projeto que já foi até sancionado segue sendo a origem dos recursos. O governo terá ou não dinheiro para pagar essas despesas? Nós não temos certeza. A secretária Pricilla não dá uma declaração sobre o assunto. E ela já participou de várias audiências na Casa, para justificar a necessidade de aumentar impostos e de retirar incentivos fiscais devido à situação de penúria do Estado. Queremos ouvi-la e entender a mágica que mudou tudo isso após a tragédia que tivemos”, explica o deputado.

“E agora, a imprensa ainda repercute entrevista da secretária de Planejamento, Danielle Calazans, de que o governo deve retomar a discussão sobre aumento de impostos. Menos de 24 horas depois da Assembleia ter aprovado a bomba fiscal do governo. É mais uma razão para a convocação da secretária da Fazenda, queremos ouvir quem efetivamente paga as contas”, afirma Rodrigo.

O requerimento do deputado Rodrigo deverá entrar na pauta da próxima reunião da Comissão de Finanças, agendada para o dia 08 de agosto.

Foto Marcelo Oliveira / ALRS

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad