dom, 4 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Cirurgiã-dentista Mariana Freitas 

A saúde bucal e a longevidade

A necessidade de visitas regulares ao dentista já é bastante recomendada como prevenção de doenças e manutenção da saúde como um todo. Quem nunca ouviu aquela máxima “a saúde começa pela boca”? Estes cuidados, no entanto, não devem ser tomados apenas durante a infância e juventude. Durante a vida adulta e, principalmente, com a chegada da melhor idade, esse cuidado se faz ainda mais necessário.

Estudos como o desenvolvido pelo instituto Health, examinaram as relações entre as condições bucais e as gerais, ou seja, a nutrição, o desempenho físico, a capacidade funcional, a necessidade de cuidados de longa duração e a longevidade.

Os idosos analisados que tinham menos de 28 dentes relataram um significativo consumo menor de cenouras, saladas e fibras alimentares em comparação àqueles com a dentição mais completa.

Eles também apresentaram menores níveis de betacaroteno (antioxidante presente em plantas, ácido fólico e vitamina C), indicando que a condição dentária afetava significativamente a dieta e a nutrição.

O organismo mal nutrido, entre outras debilidades, dificulta a locomoção de idosos, aumentando os riscos de quedas. Um estudo recente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca indica que a mortalidade acumulada em um ano em decorrência de tombos é de 25,2% em idosos vítimas de quedas graves e de 4% nos que sofreram acidentes mais leves.

A nossa saúde funciona como uma série de engrenagens em uma fábrica, cuidando dos pequenos detalhes e processos temos como consequência longevidade e qualidade de vida. Para longe dos estereótipos, cada vez mais o envelhecimento deixa de ser sinônimo de debilidades. Como profissionais da saúde sempre incentivamos a prática de exercícios físicos, boa alimentação e cuidados com a saúde. Esse cuidado reflete no aumento da expectativa de vida e no aumento do número de pessoas que desfrutam do que chamamos de maturidade ativa.
A Odontologia Integrada dispõe de inúmeros cuidados e tratamentos para esse momento da vida. Procedimentos que visam o restabelecimento e a manutenção da saúde bucal, como: Profilaxias, restaurações de dentes cariados ou fraturados, próteses e implantes para repor dentes perdidos, tratamentos estéticos odontológicos e harmonizações orofaciais. Assim devolvemos saúde, função e estética aos rostos e sorrisos de nossos pacientes.

Endereço: Av Almirante Tamandaré n 2101 Sala 301
Telefone: (55) 3243-5340
Instagram: @marianafreitasdentista
Facebook: Mariana Freitas