ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Urnas eletrônicas para o pleito 2018 já estão em Sant’Ana do Livramento

As urnas já estão no Fórum de Sant’Ana do Livramento (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Auditoria aberta ao público em geral será realizada na próxima semana no Salão do Júri

Faltando menos de 20 dias para as eleições 2018, a Chefe do Cartório Eleitoral de Sant’Ana do Livramento disse estar tudo pronto para o dia do pleito, que acontece no dia 7 de outubro. Célia Escosteguy aproveitou para lembrar aos eleitores que, quem não faz o recadastramento, pode votar com o antigo, acompanhado de um documento com foto. Além disso, ela ressaltou que, neste ano, os eleitores votam em 6 cargos.
“Esse ano é bom lembrar que os eleitores irão votar em seis cargos: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente. E não pode votar duas vezes no mesmo senador, senão anula o segundo voto, não há voto em legenda para senador”, disse Célia.
A Chefe do Cartório lembrou ainda que os eleitores podem levar um papel com os números dos candidatos que os eleittores votarão para, além de dar mais agilidade ao momento de votação, faz com que os eleitores não se esqueçam dos númetos dos candidatos no dia 7 de outubro, quando vão às urnas.
O destaque pré-eleitoral sobre as urnas fica a cargo de uma mudança em um local de votação que haverá no centro da cidade. “A Sala Cultural não sediará mais local de votação. As urnas 033 e 105, que estavam lá, agora estão no Alceu Wamosy, os eleitores devem se dirigir para a escola tanto no primeiro turno, como no segundo”, complementou.
Para a votação, não é obrigatório o uso do título de eleitor. A única necessidade para votar é a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Pode ser a carteira de identidade ou identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.
A votação deverá ocorrer das 8h às 17h no horário local em todas as unidades da Federação, de acordo com o que definiu o plenário do O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no mês passado.

Urnas eletrônicas 

Apesar de, em Livramento, não haver muitas mudanças nas eleições, a campanha está sendo marcada por muitas polêmicas. Entre elas está a forma de depositar os votos. Com tantas notícias falsas envolvendo possíveis fraudes em urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou: as máquinas são seguras. Em Livramento uma auditoria deve ser realizada no próximo dia 26 de setembro, às 13h30.
“Dentro das camadas de segurança que a urna possui, o máximo que já conseguiram fazer foi quebrar uma barreira alterando uma ordem de votação, mas inserir ou retirar voto da urna eletrônica, isso nunca houve”, afirmou Eduardo de Salles, técnico judiciário.
No início da semana, o Portal G1 noticiou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse que as urnas eletrônicas são “totalmente confiáveis” e que o candidato a presidente pelo PSL, Jair Bolsonaro, “sempre foi eleito” por meio desse equipamento. Isso porque, no domingo (16), em transmissão ao vivo pelas redes sociais a partir do hospital onde está internado em São Paulo, Bolsonaro afirmou que a possiblidade de perder a eleição “na fraude” para o candidato do PT, Fernando Haddad, é “concreta”. “O PT descobriu o caminho para o poder, o voto eletrônico”, afirmou Bolsonaro. Como deputado, ele é autor de uma lei aprovada pelo Congresso que prevê a impressão de um comprovante do voto para eventual conferência peal Justiça Eleitoral. A proposta foi derrubada neste ano pelo próprio STF.
Em entrevista com jornalistas, Toffoli, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2014 a 2016, disse que as urnas eletrônicas “são totalmente confiáveis”. “Os sistemas são abertos à auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes da eleição. Também para Ministério Público e para a OAB”, afirmou o ministro.

As urnas já estão no Fórum de Sant’Ana do Livramento
(Foto: Marcelo Pinto/AP)

Eduardo de Salles, técnico judiciário (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Por: [email protected]

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A