qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Família atingida pela enchente retorna a Sant’Ana do Livramento e busca reconstruir a vida

Marcos, Pâmela e dois filhos de 11 e 10 anos, buscam construir sua casa no fundos da casa de familiares (Foto: Cedida )

No último fim de semana, Sant’Ana do Livramento recebeu mais uma família que decidiu retornar para sua cidade natal após perder tudo durante as enchentes. A família de Pâmela Borges da Silva e Marcos Silva Carvalho encontrou abrigo na casa de familiares na Vila Real, e é a quarta auxiliada pelo projeto de extensão das universidades, denominado “Livramento pelo RS”.
Composta por Marcos, Pâmela e dois filhos de 11 e 10 anos, a família enfrenta agora o desafio de recomeçar após perder tudo nas enchentes que assolaram a cidade de Canoas, na região metropolitana do estado.
Nara Rosane, mãe de Marcos, cedeu um espaço no fundo de seu terreno para que o casal possa construir uma pequena casa provisória até que consigam se estabelecer em outro local. A família está sendo assistida por voluntários do projeto que já conseguiram arrecadar os móveis principais para o casal, faltando apenas uma geladeira.
Para quem deseja colaborar, a lista de materiais de construção está disponível na loja Nocchi Materiais de Construção. Além disso, doações em dinheiro também podem ser feitas via chave Pix em nome de Pâmela Borges da Silva, CPF 018.073.770-83.
A lista dos materiais necessários para a construção da casa da família estará anexa a esta matéria. A solidariedade da comunidade é crucial para ajudar Marcos, Pâmela e seus filhos a reconstruírem suas vidas.
Os itens da lista podem ser comprados na loja Nocchi Materiais de Construção, que fica localizada na avenida João Goulart nº 433, em Livramento.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são