sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Câmara dos Deputados aprova urgência do projeto que agiliza ajuda às famílias em casos de tragédia climática

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (04/06), a urgência do projeto de lei PL 4769/2023, apresentado pelo deputado federal Afonso Hamm (PP), para agilizar a compra de itens emergenciais como alimentos e água potável em situações de calamidade.

A proposta foi protocolada após as enchentes de setembro do ano passado e, de acordo com o texto, prefeituras e governos estaduais passariam a ter a possibilidade de fazer as compras e, depois, receber o ressarcimento do governo federal.

Diante do desastre climático que atinge o Rio Grande do Sul, Hamm está pedindo prioridade na aprovação da medida, fundamental para dar agilidade no salvamento, socorro e assistência às visitas e, também, para o restabelecimento dos serviços essenciais e a reconstrução.

Hoje não existe a previsão de ressarcimento. Isso vai permitir um atendimento mais imediato, com menos burocracia, pois estamos vivendo uma excepcionalidade. O município compra os alimentos e os itens essenciais para a ajuda humanitária e é ressarcido pelo que desembolsou — explica Hamm.

Segundo o deputado, a proposta é uma demanda de prefeitos gaúchos, atingidos fortemente pelas chuvas dos últimos dias. A excepcionalidade do ressarcimento vale apenas para situações de calamidade pública.

Um lugar de paz

De repente, coisa de amigos que se querem bem, embora não nos víssemos, faz bastante tempo, nos demos conta que estávamos conversando fiado a mais de duas horas. Falamos de tudo. Não, não brigamos nem batemos boca, muito menos impomos nosso ponto de vista. De um lado o Ziad, médico, filho de Santana do Livramento, vizinho, por uma linha qualquer

Senac Santana do Livramento

Comece sua trajetória profissional com o curso Preparando-se para o Primeiro Emprego

Resumo de sexta-feira – 04/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – PF e Cade vão investigar preço da gasolina. Valor disparou no DF   O ESTADO DE S. PAULO – Alcolumbre quer impor limite para partidos irem ao STF contra o Congresso   O GLOBO – IA barateia, agiliza e expande guerra política nas redes   FOLHA