sex, 12 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Coordenadora da Vigilância Sanitária explicou como funcionam as fiscalizações

Elisângela Furtado falou sobre o caso da padaria interditada na segunda-feira (20)
Coordenadora da Vigilância em Saúde, Elisangela Furtado (Foto: Gabriela Lopes/AP)

Na manhã desta quinta-feira (23), foi entrevistada a Coordenadora da Vigilância Sanitária de Sant’Ana do Livramento, Elisângela Furtado, que explicou como se dá o funcionamento das fiscalizações nos comércios da cidade.

Ela disse que a fiscalização é realizada por alguns motivos, como a solicitação do alvará de saúde, denúncias ou vistoria de rotina. Disse que durante as últimas semanas, além dos alvarás de saúde, a Vigilância está com foco em todas as padarias da cidade. “Muitos estabelecimentos não precisam de alvarás, mas não estão livres de fiscalização”, disse.

A coordenadora declarou que a vistoria é feita em todos os estabelecimentos comerciais, escolas, ambulantes, vans, entre outros, e são realizadas no turno da manhã, da tarde e também da noite. Ainda disse que o consumidor deve procurar saber de onde está consumindo os produtos. “O consumidor é o principal fiscalizador e ele tem que ter consciência disso”, falou.

Elisângela Furtado falou sobre o caso específico ocorrido na segunda-feira (20), onde interditaram uma padaria por falta de higiene e falta de condições sanitárias, e para a surpresa dos agentes, na quarta-feira (22), quando se deslocaram até o local interditado para ver se já haviam seguido o solicitado pela Vigilância, se depararam com o local em funcionamento, com isso foram tomadas as medidas cabíveis. A Coordenadora explicou que, de acordo com a lei, as fotos podem ser divulgadas, assim como a transparência no serviço público.

A servidora expõe que a maior preocupação da Vigilância é a saúde pública, evitando assim maiores problemas na saúde de cada ser humano.

Acompanhe na íntegra a entrevista feita pelo repórter Marcelo Pinto, durante o programa “Jornal da Manhã” na rádio RCC FM.

Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe

STF definiu pena em regime inicial fechado; decisão ainda cabe recurso Brasília – Em uma decisão histórica, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado, por participação em um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Ganha-Ganha Farroupilha transforma o centro de Porto Alegre em palco da cultura gaúcha

Por Ascom Sedec Em mais uma ação do Ganha-Ganha Farroupilha, o Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, foi palco de uma série de shows de cantores nativistas nesta quinta-feira (11/9). O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), tem divulgado a campanha com inciativas que vão desde o cantor João Luiz Corrêa trabalhando de garçom

Senador gaúcho diz que “Fux, com inequívoca coragem moral, lava a honra” do Supremo ao votar por absolver Bolsonaro Por Redação Rádio Pampa | 11 de setembro de 2025

O senador gaúcho Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux, “com inequívoca coragem moral, lava a honra” da Corte ao votar por absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro dos crimes relacionados à suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. “O ministro Fux, demonstrando imparcialidade, lucidez e tecnicidade jurídica, afirmou que