seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

RCC FM recebeu, nesta sexta-feira, em sua sede, Tabaré Viera

O pré-candidato à presidência uruguaia lamentou a catástrofe do RS
Foto: Cadu Lima/AP

Na tarde desta sexta-feira (17), o programa Boa Tarde, Cidade, da RCC FM, recebeu o pré-candidato à presidência da República do Uruguai e ex-senador do Uruguai, Tabaré Viera. O ex-senador iniciou falando sobre a catástrofe ocorrida no Rio Grande do Sul e afirmou que foi um desastre único, vidas perdidas e pessoas desaparecidas trouxeram a ele um sentimento de muita dor. O pré-candidato relembrou de toda a ajuda solidária que o Uruguai ofertou, através de aviões, helicópteros, doações e tudo que estava ao alcance da República Uruguaia. Tabaré declarou que a fronteira deve estar integrada a programas de emergência para fatores climáticos, já prevendo possíveis acontecimentos.

Tabaré Viera falou que defende a criação das polícias possuírem uma equipe especial para atuarem em ocorrências nas fronteiras, com medidas que atendam a essa faixa, além de defender um estatuto jurídico especial.

Após ser questionado a respeito dos polos tecnológicos binacionais, o pré-candidato se referiu diretamente à pobreza do seu país, falando sobre os empregos mal-remunerados do Uruguai e a falta de capacitação dos profissionais. Tabaré assegura que se deve investir nos polos educacionais através de formação, tecnologias e informação qualificadas, além de defender a ideia das habilitações binacionais, que se refere aos diplomas uruguaios e brasileiros, possuírem eficácias nos dois países. 

O ex-senador falou também sobre o turismo, expondo que a fronteira, por ser fechada na época, sofreu muito durante a pandemia, pois houve a diminuição do turismo de compras e gastronômico.

O ex-senador falou sobre a grande conquista do aeroporto binacional e a importância das conexões aéreas.

Tabaré informou à população que amanhã, sábado (18), haverá um evento na sede da Sociedade Espanhola, aberto ao público para debates sobre planejamentos e necessidades das cidades da fronteira.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do