qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

TCE lança cartilha atualizada sobre calamidade pública nos municípios do RS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) está empenhado em atender as demandas dos gestores públicos neste momento delicado de urgência e calamidade pública. Para isso estamos lançando a versão atualizada da cartilha “Perguntas e respostas: calamidade pública nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul – eventos climáticos de chuvas intensas”. O material busca auxiliar e orientar gestores municipais quanto aos principais instrumentos legais e demais aspectos para embasar ações administrativas necessárias e urgentes na resposta aos eventos.

Nele, o TCE-RS orienta os gestores sobre as bases legais a serem utilizadas no caso de contratações emergenciais, instrução mínima nos casos de dispensa de licitação empréstimos de veículos para municípios mais afetados pelas cheias, flexibilização das disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal entres outros temas técnicos.
A cartilha é um guia básico com informações diretas, objetivas e práticas para os gestores públicos, contendo orientações para agilizar as ações de recuperação da infraestrutura.
Sendo assim, este Tribunal está totalmente à disposição das Administrações, para colaborar nesse momento de esforço coletivo para reconstrução do Estado.

Cartilha: https://tcers.tc.br/arquivos/tcers-cartilha-calamidade-publica.pdf

Canais de atendimento
Geral: [email protected]
Secretarias e demais órgãos de Estado: [email protected]
Porto Alegre: [email protected]
Região metropolitana 1: [email protected]
Região metropolitana 2: [email protected]
Passo Fundo: [email protected]
Frederico Westphalen: [email protected]
Santana do Livramento: [email protected]
Caxias do Sul: [email protected]
Santa Cruz do Sul: [email protected]
Pelotas: serviç[email protected]
Santa Maria: [email protected]
Santo Ângelo: [email protected]
Erechim: [email protected]

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são