qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Rotativo será colocado em prática nas próximas semanas em Livramento

Em 2016, foi implementado um ratativo livre, mas não houve avanço na política de mobilidade (Foto: Arquivo- Marcelo Pinto/AP)

Nova modalidade de estacionamento no centro da cidade já está passando por licitação da Secretaria da Fazenda

O secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade confirmou que o estacionamento rotativo vai sair do papel nas próximas semanas. Segundo Ricardo Dutra, novas mudanças no edital foram realizadas pelo Departamento de Licitações, isso porque há vários interessados em prestar o serviço para o Município. “No fim de setembro, início de outubro estaremos abrindo os novos envelopes”, disse Dutra.
De acordo com a licitação, a concessão será por 10 anos, com possibilidade de renovação, contudo os critérios precisam ser mais precisos. Ricardo enfatizou que o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual, além das empresas envolvidas, estão acompanhando de perto o edital. “Esse zelo é importante que se tenha agora, no início, para não se ter preocupação depois”, acrescentou.
Após a finalização do contrato com a empresa vencedora, o rotativo iniciará sua primeira etapa em 90 dias, e a segunda em 120. “Mas todas as empresas que estão interessadas já confirmaram que iniciarão o serviço completo em 60 dias porque é de interesse deles terem recursos também”, contou o secretário.
O trabalho para fazer um estacionamento rotativo em Sant’Ana do Livramento começou há vários anos. Em 2013, o vereador Carlos Nilo aprovou na Câmara de Vereadores um anteprojeto de lei dando a sugestão ao prefeito da época para que fosse realizada a modificação principalmente no centro.
Aprovada e sancionada em 2014, a legislação nunca entrou em prática em sua efetividade. Antes de encerrar o mandato do último Governo foram realizadas demarcações da chamada área azul como forma de fazer um experimento para a real implantação, mas o trabalho não obteve continuidade.
Com o novo Governo, a expectativa foi renovada, mas agora, em setembro de 2018, uma possibilidade de mobilidade urbana começa a sair do papel. Na legislação, o estacionamento rotativo tem a denominação em duas áreas: a área azul. Com prazo de 2 horas de estacionamento, as ruas Rivadávia Correa e Doas Andradas, entre as ruas transversais Uruguai e Sete de Setembro; a área verde com prazo máximo de 03 horas de estacionamento, que deve ser regulamentada pelo Executivo Municipal.
O evento de instalação da Frente acontecerá às 11 horas na sala João Neves da Fontoura, Plenarinho, no 3° andar da Assembleia, situada na Praça Marechal Deodoro , 101, no centro de Porto Alegre.
A ideia da Frente, proposta pelo deputado Maurício Dziedricki, conta com a assinatura de mais de 15 deputados e terá como objetivo acompanhar a implementação de políticas que promovam o crescimento e a manutenção dos empreendimentos do Estado.

Em 2016, foi implementado um ratativo livre, mas não houve avanço na política de mobilidade (Foto: Arquivo- Marcelo Pinto/AP)

Por: [email protected]

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos