qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Mais de 200 famílias realizam o sonho da casa própria

Projeto More Legal entregou matriculas imobiliárias para moradores do Bairro São Paulo

Moradores do bairro São Paulo, que possuíam imóveis sem registros, puderam regularizar moradias e terrenos urbanos participando do Projeto More Legal. O programa tem o objetivo de garantir o direito à propriedade de inúmeras famílias que vivem há anos em lotes urbanos, sem inscrição no Registro de Imóveis.
A entrega das matrículas imobiliárias do projeto aconteceu nesta semana, no ginásio da Escola Cyrino Luiz de Azevedo, e beneficiou 214 famílias do Bairro São Paulo. O trabalho iniciou em 2015 e é uma união do Poder Judiciário, Poder Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública e Cartório de Registro de Imóveis.
“Graças à união de várias pessoas nós conseguimos realizar esse trabalho. Isso significa levar a essas pessoas o direito à moradia, o direito à propriedade e isso traz uma dimensão para o município sem precedente porque hoje nós estamos colaborando não só para uma regularização fundiária, mas também para o município”, destaca a juíza, Carmem Lúcia da Fontoura.
De acordo com a Corregedora Geral da Justiça do Estado, Denise Oliveira César, esse é o momento máximo de reconhecimento de um dos direitos mais relevantes e consagrados na constituição do Estado em benefício da cidadania.
Agora, o sonho da casa própria está realizado para várias famílias da localidade que ficam felizes em saber que o local poderá ser deixado para gerações futuras que poderão usufruir sem se preocupar com a justiça, pois estará tudo regularizado.

Depoimento dos beneficiados:

“Eu adquiri tudo para o futuro porque a gente nunca conseguiu fazer reformas na casa por medo que nos tirassem do local. Agora sei que posso fazer o que eu quero porque me pertence”, diz Carmem Lúcia Rosa, dona de casa.

“Agora eu vou poder construir, sei que é meu. Não estou com medo de pedirem para desmanchar ou me mandar sair, para mim é muito bom. Agora nós somos donos, eu e todas as 185 pessoas que ajudo no Clube de Mães”, diz Zoraide Maciel, idealizadora do Clube de Mães Nossa Senhora.

“Depois de muitos anos conseguimos o sonho da casa própria. Para nós é emocionante, é um presente para toda nossa família. A garantia que os nossos frutos terão a terra deles”, diz Luiz Alfredo Oliveira, técnico em refrigeração.

Por: Lauren Trindade – [email protected]

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos