sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Governo Lula ignora homenagem ao Dia Mundial da Agricultura

Ministro Paulo Teixeira minimiza invasões de propriedade e classifica ações do MST como protesto
Deputado Federal Zucco - Foto: Cedida

A Câmara dos Deputados promoveu, nesta quarta-feira (24), sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Agricultura. O plenário Ulysses Guimarães ficou lotado de parlamentares ligados à bancada ruralista, produtores rurais e dirigentes de entidades representativas do agronegócio. Nenhum representante do governo federal participou do evento, ausência que não passou em branco pelo deputado Luciano Zucco (PL-RS), um dos proponentes da homenagem. “É mais uma prova de que o Palácio do Planalto enxerga o setor produtivo como um inimigo. Já nem conseguem mais esconder essa antipatia”, lamentou o parlamentar.

A sessão solene foi prestigiada por representantes de peso do agronegócio. Destaque para as presenças da ex-ministra da Agricultura, senadora Tereza Cristina (PP-MS), e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), que também foi um dos proponentes da homenagem. Lupion não poupou críticas em seu discurso. “Nós estamos em pleno 2024 lutando para manter o que é nosso. Seja do ataque dos movimentos, seja do ataque dos invasores, seja do ataque daqueles que trabalham contra nós diuturnamente: a esquerda desse país, o governo que está aí e, infelizmente, o sistema judicial”.

Exatamente na mesma hora em que o Plenário prestava sua homenagem aos produtores rurais, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, era sabatinado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O deputado Zucco foi ao encontro de Teixeira e fez um discurso em tom de cobrança ao ministro, lembrando das mais de 40 invasões de propriedades promovidas pelo MST em 18 estados. O parlamentar perguntou se Paulo Teixeira era favorável a esse tipo de ação criminosa. O ministro tratou de minimizar o chamado ‘abril vermelho’. “A maioria dessas áreas já foi desocupada. Eu sei que remanescem algumas (invadidas), mas são poucas. Então, o que caracterizou foi um mês de protesto, de reivindicação”, afirmou Teixeira.

200 dias

Zucco também relatou a Paulo Teixeira o clima de tensão que os produtores rurais gaúchos vivem no município de Hulha Negra, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Na próxima sexta-feira (26) completam 200 dias de uma vigília montada para monitorar um acampamento do MST, que reúne cerca de 300 pessoas. Duas viaturas da Polícia Militar companham a situação de perto 24 horas por dia. “Olha a situação. O produtor rural já tem tanta preocupação com sua propriedade, é a chuva que não vem, ou a chuva em excesso, o financiamento que vai vencer, a quebra da safra, o alto custo de produção, o preço do produto que está baixo. Enfim, uma série de questões. Aí ele tem que revezar com seus colegas numa vigília para monitorar se o MST vai ou não tomar sua propriedade na mão grande. Um verdadeiro absurdo”, criticou o parlamentar.

Zucco ressaltou que um dossiê produzido pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) foi entregue ao Ministério Público Federal em Porto Alegre. O documento reúne graves denúncias no processo de reforma agrária, como venda e arrendamento de lotes, além do abandono de áreas. “Ao invés de corrigir esses problemas e oferecer infraestrutura aos assentamentos, seu ministério quer comprar mais terras para premiar um movimento criminoso”, disparou o deputado.

Zucco foi presidente da CPI do MST e atualmente preside a Frente Parlamentar Mista Invasão Zero (FPMIZ). O parlamentar lembrou a Paulo Teixeira que a Câmara está avançando rapidamente na votação Pacote Anti-Invasão, conjunto de projetos de lei para punir com mais rigor os invasores de terras, tornar obrigatório aos movimentos sociais a utilização de CNPJ e acelerar a reintegração de posse para os legítimos proprietários.

Íntegra do discurso de Zucco na Comissão de Agricultura:

Deputado Zucco cumpre agenda em Santa Catarina para conhecer boas práticas de gestão

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL), esteve nesta quinta-feira (28) em Florianópolis (SC), onde participou de uma série de reuniões e encontros institucionais com autoridades estaduais e parlamentares. A iniciativa faz parte de um movimento do parlamentar para conhecer de perto boas práticas de gestão adotadas em diferentes unidades da federação. Experiências semelhantes já

11 años a la cárcel el brasilero que asesinó al hombre de 33 años en Rivera

El mismo fue detenido por parte de efectivos de la URP de la Policía de Rivera Finalmente en horas de la tarde de este jueves 28 de agosto se llevó adelante la respectiva instancia judicial en la cual la Justicia uruguaya condenó mediante acuerdo abreviado al hombre de nacionalidad brasilera de 22 años de edad, que en la madrugada de