O Governo Federal anunciou, nesta semana, que Sant’Ana do Livramento será beneficiada com 425 unidades habitacionais através do programa “Minha Casa, Minha Vida Entidades”. De acordo com o site da Secretaria de Comunicação Social, o Centro Cooperativo de Capacitação, Assessoria e Mobilização (CECAM) ficará responsável por um dos três empreendimentos com 197 casas. Já a Cooperativa de Trabalho e Habitação, com as obras de 128 unidades. A Cooperativa de Trabalho Mista Solidária Utopia e Luta (Coopsul) terá um projeto de 100 residências.
Segundo o vereador Leandro Ferreira (PT), que é integrante da direção estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) no RS e acompanhou o anúncio do Governo em Brasília nesta semana, as 197 casas serão o projeto do loteamento “Vila Nova II” e as 128 no Loteamento “Nova Alvorada”, que deverá ser construído no Jardim Alvorada. Já o outro projeto, de 100 apartamentos, está sob coordenação do Movimento União por Moradia Popular.
Quanto às inscrições, essas ainda não foram abertas oficialmente, mas em entrevista, o vereador Leandro orientou os interessados a procurarem a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para a criação do Cadastro Único (CadÚnico), fundamental para a participação no MCMV.
O presidente Lula (PT) criou o programa Minha Casa Minha Vida em fevereiro do ano passado. As medidas são coordenadas pelo Ministério das Cidades, comandado por Jader Filho (MDB).


Concurso da Corte do Carnaval 2026 de Livramento abre inscrições
Rainha, Princesa, Rei Momo e Rainha da Diversidade serão eleitos para representar o espírito carnavalesco da fronteira