qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Festejos Farroupilha de Livramento serão reconhecidos como manifestação da cultura nacional

Foi protocolado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 1.140/2024, proposto pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS). A minuta da proposição foi construída e sugerida ao deputado pelo ex-vereador Zulmir Rasch, como reconhecimento do mérito e do esforço das entidades tradicionalistas de Livramento em cultuar anualmente através dos Festejos Farroupilha, a tradição e a cultura do povo gaúcho, relembrando  os líderes da Revolução Farroupilha que contribuíram para forjar a imagem do gaúcho como um símbolo de heroísmo e independência.

Justificando a homenagem, enfatizou o parlamentar que os Festejos Farroupilha que se realizam em Sant’Ana do Livramento, na fronteira oeste do RS, se destacam pelas suas características singulares. As celebrações iniciam com o acendimento da Chama Crioula que representa a história, tradição e a essência da sociedade gaúcha construída ao longo de mais de três séculos. Em torno dela, é criado um ambiente de reverência ao passado, honrando os feitos e fatos e reflexão sobre a sociedade.

No decorrer da semana, no dia 20 de setembro, quando se comemora o Dia do Gaúcho, ocorrem festas, bailes, competições campeiras com desfile de cavalarianos devidamente pilchados com a indumentária típica do gaúcho, e de mulheres com vestimentas de prenda, que percorrem as ruas e avenidas da cidade montados em seus animais, comemorando festivamente a data, atraindo turistas de todos os rincões do Brasil e do U proposição será distribuída para as Comissões de Cultura e Constituição e Justiça na preparação para ser votada em caráter conclusivo para, posteriormente ser apreciada pelo Senado Federal.

 

 

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos