seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Mercado de noz-pecan é tema de palestra na Expodireto Cotrijal

Estudo elaborado por programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico serviu de base para apresentação
Palestra Exporta RS
POR RENATA SPANHOL / ASCOM SEDEC

O programa Exporta RS, do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) apresentaram nesta terça-feira (5/3), na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, uma palestra sobre o desenvolvimento da pecanicultura e sobre as ações para divulgação desta cultura no Brasil e no mundo, além de falar sobre a abertura de mercados para este produto. A assessora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Astrid Schünemann, foi uma das palestrantes.

A palestra, que aconteceu no Pavilhão Internacional da Expodireto, teve como base o Estudo de Mercado realizado pelo Exporta-RS em dezembro de 2023, a pedido do IBPecan. Na pesquisa, foram relatados os potenciais mercados e compradores externos da noz-pecan brasileira, com destaque para a China. Um dos objetivos do IBPecan é atingir o status sanitário brasileiro para entrar no mercado chinês, que é o maior importador do mundo. Em especial pela produção brasileira ter uma grande vantagem: sua colheita ocorre em maio, período de entressafra americana e mexicana, bem como do médio oriente e China. Assim, o Brasil tem o potencial de oferecer nozes frescas ao mercado internacional neste período.

Atualmente, o Brasil é quarto maior produtor nozes-pecan, ficando atrás somente dos Estados Unidos, México e África do Sul. A projeção é de produzir 9 mil toneladas, em 7,5 mil hectares, em 2025. No país, o crescimento em áreas plantadas está em pouco mais de mil hectares por ano.

O Exporta RS realiza pesquisas de mercado gratuitamente para pequenas e médias empresas dos mais diversos setores produtivos do Rio Grande do Sul, auxiliando-as no seu desenvolvimento para exportação e consolidação de sua presença no mercado internacional. A elaboração dos estudos é feita de maneira gratuita e, nesses relatórios, é possível ter um panorama amplo dos países de interesse para exportar, abastecendo as empresas de informações cruciais para o sucesso das negociações.

Além de representantes do IBPecan e de empresas convidadas, participou da palestra a o coordenador do Exporta-RS, Silvio Andriotti, e a assessora do Exporta-RS, Margit Knor.

Por Deputado Zucco – Zucco visita governador de SC, entrega camisa do Grêmio e revela o segredo por trás do sucesso do estado

  O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, esteve em Santa Catarina em uma agenda intensa de reuniões para conhecer as boas práticas de gestão implementadas pelo governador Jorginho Mello (PL). O mote da visita foi justamente buscar ideias e propostas que possam ser aplicadas ao Rio Grande do Sul,

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do