seg, 20 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Carnaval de rua em Livramento tem data transferida para abril

O evento que seria em março passou para os dias 5 e 6 de abril

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Sant’Ana do Livramento confirmou, nessa terça-feira (27), que o Carnaval de rua teve sua data transferida. O evento que marcaria o retorno da festa, após nove anos, não irá mais acontecer em março.
A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Sandra Pontes, relatou que o atraso foi necessário, pois existem “muitos recursos na licitação” para a estrutura que devem ser disponibilizados pelo Poder Executivo. “Não temos tempo hábil para fazermos tudo dentro da legalidade”, afirmou a secretária.
A Prefeitura do município já confirmou que nos dias 05 e 06 de abril acontecerá a folia.
Em entrevista ao programa Conversa de Fim de Tarde, da rádio RCC FM, Denise Toledo, presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) relatou a tristeza das escolas de samba e os esforços que foram feitos. “Estamos muito tristes porque é um trabalho que vem se fazendo, construindo, sabemos de todo o gasto que é feito e o cansaço das escolas […] as pessoas mudaram suas rotinas, ninguém saiu da cidade, foram noites trabalhando e além da questão econômica, pois sabemos que um mês a mais requer a questão econômica, envolve muitas coisas …Não é só a transferência da data, mas de todo um trabalho. Estamos abalados com essa notícia…”, foram as palavras da presidente.

Confira a nota na íntegra:

A Liga Independente das Escolas de Samba – Liesa, vem por meio desta comunicar à comunidade santanense sobre a transferência das datas do carnaval de rua de Sant’Ana do Livramento, inicialmente previsto para os dias 8 e 9 de março, para os dias 5 e 6 de abril.
Esta decisão se deu em virtude de múltiplos recursos na licitação da estrutura disponibilizada pelo executivo municipal, comprometendo a viabilidade da realização do evento nas datas inicialmente programadas.
A Liesa lamenta profundamente o ocorrido e pede a compreensão e colaboração de todos os envolvidos. Aos que já adquiriram ingressos, solicitamos que permaneçam com eles, pois serão válidos para as novas datas.
Ressaltamos que as escolas de samba estão plenamente organizadas e unidas neste momento, lamentando também o imprevisto. Estamos confiantes de que, juntos, superaremos esse desafio e faremos com que o retorno do carnaval após nove anos de ausência ocorra da melhor forma possível, digna da tradição e da alegria que essa festa representa para nossa comunidade.
Contamos com o apoio e a participação de todos para fazer deste carnaval um momento memorável e inesquecível para Sant’Ana do Livramento.

Atenciosamente,
Liga Independente das
Escolas de Samba – Liesa

Por Percival Puggina: Aos mestres, com gratidão e reverência

Neste último dia 15 de outubro, dia dos professores, me veio a ideia de que, aos 80 anos, sou bem mais velho do que haviam sido todos os meus “velhos” mestres. Cá entre nós, se considerarmos apenas a idade e o consequente acúmulo de perdas, não é uma boa contar 80 anos. Somar setenta, sessenta, cinquenta, era melhor. Quantos amores

APAE de Sant’Ana do Livramento convoca Assembleia Geral Ordinária para eleição da nova diretoria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sant’Ana do Livramento divulgou o edital de convocação para a Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 21 de novembro de 2025 (sexta-feira), na sede da entidade, localizada na Rua Vasco Alves, nº 434. O encontro está marcado para as 17h, em primeira chamada, e 17h30, em segunda chamada.

Por Abdon Barretto Filho: Abdon Barretto Filho foi indicado como finalista do Digital Transformation Awards 2025

Abdon Barretto Filho é Economista, Mestre em Comunicação Social especializado nas aplicações da Economia, Comunicação e Marketing nas Cidades (City Marketing), Empresas e Entidades, incluindo a Economia do Turismo, Marketing Turístico, Marketing de Relacionamento, Desenvolvimento de Novos Negócios, entre outras atividades. Nascido na Bahia e radicado no Rio Grande do Sul desde 1983, tem contribuído nos setores privados e públicos,