sex, 1 de agosto de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

“A prevenção não funcionou, agora é preciso confronto direto”, diz diretora da Santa Casa sobre a dengue

Leda Marisa fez alertas sobre automedicação e prevenção
Diretora da Santa Casa, Leda Marisa (Foto: Samuel Arruda/AP)

Nessa quinta-feira, (15), a diretora da Santa Casa, Leda Marisa, esteve no programa Conversa de Fim de Tarde, na rádio RCC FM, alertando sobre a automedicação e risco da proliferação dos mosquitos, pois uma fêmea contaminada pode desovar, em média, 160 mosquitos que, consequentemente, também estarão contaminados. Ainda relatou sobre os cuidados que estão sendo adotados como a compra de repelentes e insumos necessários para o tratamento específico.
“A prevenção não funcionou agora é preciso confronto direto”, afirmou Leda.
A Santa Casa está seguindo o protocolo de triagem, atendimento e preenchimento de um questionário para identificar a possibilidade de dengue em todos os atendimentos.
O repelente é considerado a proteção mais eficaz, bem como usar roupas fechadas e mosquiteiros.
Existem, hoje, três casos de internação, mas há a possibilidade de mais pessoas infectadas que só serão identificadas após o sexto dia de contaminação.

Ações do TCE-RS geram economia superior a R$ 1 milhão em obra de pavimentação

  Mais de R$ 1 milhão foram economizados no processo de contratação de obra de pavimentação na ERS 142, em Não-Me-Toque, a partir dos trabalhos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). As ações de auditoria foram feitas através dos Serviços Regionais de Auditoria de Passo Fundo (SRPF) e de Erechim (SREC). A concorrência previa a contratação