qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

O que saber antes de se tornar MEI?

Sala do Empreendedor registrou mais de 7 mil MEIs em Livramento
(Foto: Reprodução/ Receita Federal)

O coordenador da Sala do Empreendedor, Marcelio Torres, explica que abrir um MEI e obter um CNPJ é fácil, mas implica em responsabilidades, como pagamento de diretrizes do MEI, declaração anual e faturamento de outro CNPJ.
Segundo dados disponibilizados pela Receita Federal, em Sant’Ana do Livramento existem 7.560 microempreendedores Individuais ativos, divididos em serviços, comércio, indústria, construção e agropecuária.
Ao se cadastrar como associado, você terá um CNPJ, o que significa que além de ter as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica, você também poderá abrir contas bancárias, solicitar empréstimos e emitir notas fiscais.

Como abrir o MEI?
Marcélio explica que a abertura da empresa é gratuita e pode ser feita pelo site do Gov.br ou na Sala do Empreendedor que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento, chefiada pelo secretário Rafael Damasceno, na rua Brigadeiro Canabarro, n° 740.
A Sala do Empreendedor informa e orienta a comunidade na abertura, funcionamento e formalização da empresa. Realiza a formalização de empresas MEI. Oferece diversos serviços aos MEIs, como impressão do DAS mensal, parcelamento de dívidas, alteração e baixa do MEI. Orienta para cursos, treinamentos e capacitação; orienta para abertura de crédito e microcrédito e emissão de notas.

Documentos Necessária:
Cadastro do Gov.br (nível prata ou Ouro); RG; CPF; CEP e Endereço.
O que você precisa saber antes de se tornar um MEI?
Alguns benefícios podem ser afetados após a emissão do MEI. Certifique-se de ter um dos seguintes:
Benefícios previdenciários que serão cancelados:
*Aposentadoria por invalidez;
*Auxílio-doença ou salário maternidade

Benefícios assistenciais que podem ser cancelados:
*Seguro desemprego;
·BPC –LOAS;
·Prouni, FIES;
·Bolsa família.

Benefícios que NÃO serão cancelados após a formalização como MEI:
·Aposentadoria especial por insalubridade, idade ou por tempo de serviço;
·Fundo de Garantia por Tempo de serviço (FGTS);
·Programa de Integração Social (PIS);
·Pensão por falecimento do cônjuge / filho;
·Pensão por falecimento dos pais;
·Pensão recebida por tutor de menor de idade, por morte ou responsável.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já