Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

dom, 14 de dezembro de 2025

Alunos da escola Vitéllio Gazapina viajam ao Paraguai para integração cultural

Integração do corpo de dança da ADECUHE com os alunos da Escola, ano passado (Foto: Cedida )
O texto abaixo está em

Após a visita de intercâmbio realizada à fronteira Livramento-Rivera, no início do ano passado, por uma representação da Associação de Desenvolvimento Cultural da cidade paraguaia de Hernandarias, a ADECUHE, chegou o momento da retribuição.
Na próxima quarta-feira, 10, um grupo de estudantes integrado pela banda da escola estadual Vitéllio Gazapina, o Polivalente, estará saindo de Livramento para uma viagem de aproximadamente 900 km até Hernandarias, distante cerca de 15 km de Ciudad Del Este, no Paraguay, para a segunda etapa da experiência de integração que teve início com a vinda do conjunto de orquestra e corpo de dança da ADECUHE à fronteira, ano passado.
A vinda dos bailarinos e músicos paraguaios, em fevereiro de 2023, teve como objetivo divulgar o trabalho social que a Associação de Desenvolvimento Cultural de Hernandarias desenvolve com crianças e adolescentes. Com organização de um grupo de representação oficial da ADECUHE em Rivera e apoio da Intendência de Rivera, Prefeitura de Livramento, PTG Jayme Caetano Braun e a Escola Vitéllio Gazapina, o Polivalente, a visita contou com apresentações gratuitas para a comunidade fronteiriça no próprio PTG, no Teatro de Verão junto ao Cerro do Marco e ainda no Parque Internacional.
Além dos artistas integrantes da orquestra sinfônica da ADECUHE e do grupo de danças tradicionais “Aida Virgínia”, a programação contou também com apresentações da Banda Escolar do Vitéllio Gazapina, do grupo de danças tradicionais juvenil do PTG Jayme Caetano Braun e de artistas fronteiriços, entre os quais Edinho Larruscain e Carlos Larruscain. A Banda do Vitéllio chegou a ensaiar músicas que foram apresentadas em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Hernandarias.
No próximo fim de semana, os estudantes santanenses farão apresentações para a comunidade paraguaia de Hernandarias. “Trata-se de uma oportunidade de firmar os laços construídos graças à iniciativa e dedicação do grupo coordenado pela professora Silvia Tristant e que representa a Adecuhe na nossa fronteira. Para os nossos alunos, certamente será uma oportunidade inesquecível de ampliar conhecimentos”, destaca a diretora da Escola Vitéllio Gazapina, Ida Larruscain.

NO AR
Rádio RCC