seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Tradição, alma e bravura!

Cia de Danças Karen Belmonte: Grupo Tradicionalista Anita Garibaldi

As danças estão impregnadas do verdadeiro sabor crioulo do Rio Grande do Sul, são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão margem a que o gaúcho extravase sua impressionante teatralidade.

Danças que sufoquem a teatralidade do gaúcho, ou que venham colidir com o respeito que o gaúcho nutre pela mulher, jamais poderiam ter vingado no ambiente gauchesco.

Donde as danças gaúchas surgiram é problema secundário. O que interessa é sabermos que elas realmente animaram as festas do Rio Grande tradicional, e representaram um incentivo de alegria aos forjadores da grandeza histórica de nosso rincão.

Estas danças são gaúchas não porque tivessem se originado inteiramente no ambiente campeiro, mas porque o gaúcho – recebendo-as de onde quer que fosse – lhes deu música, detalhes, colorido e alma nativa.

A Cia de Danças Karen Belmonte conta com o Anita Garibaldi. Esse grupo de danças tradicionalistas, antes chamado de Estampa Nativa, é formado somente por meninas.

Nosso folclore é de projeção, não estilizado e conta com quatro invernadas: Pré-mirim, Mirim, Juvenil e Adulto. Atualmente são 80 famílias que fazem parte dessa história, que já tem 18 anos!

No grupo Anita Garibaldi a criança aprende sobre o Rio Grande do Sul, a sua arte, cultura, história, lendas e contos. Tudo o que a Cia apresenta nos espetáculos é embasado no conteúdo aprendido em aula.

As necessidades são supridas de acordo com cada idade. Na turma mirim, por exemplo, são trabalhados lendas e contos como o Negrinho do Pastoreio, na juvenil e adulta a história é mais trabalhada.

As meninas realizam apresentações em todas as entidades tradicionalistas, no Mundial de Danças em 2017 conquistaram os três primeiros lugares com os grupos Mirim, Juvenil e Adulto. Esse ano o grupo representa o estado do Rio Grande do Sul nos dias 3 e 4 de novembro no Mundial em Buenos Aires.

A Cia de Danças Karen Belmonte conta com 20 grupos de dança com bailarinas de 1 ano e 10 meses até 26 anos, nos seguintes estilos e modalidades: mini baby, Baby ballet, Jazz baby, Pré Ballet, Ballet Infantil, Jazz Infantil, Jazz Acrobático (infanto, juvenis 1 e 2 e adulto) e Hip Hop (infantil, juvenil e adulto), Dança Contemporânea adulto e o Grupo Tradicionalista Anita Garibaldi (pré-mirim, mirim, juvenil e adulto).

Endereço: Brigadeiro Canabarro, n° 700. (2° andar)

Telefone: 32445502 / 991353777 / 984270825

E-mail: [email protected]

Facebook: Cia de Danças Karen Belmonte

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem