qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Faltam recursos para bueiros, afirma Secretário Adjunto de Obras

Circular com veículos pelas ruas da cidade tem se tornado cada vez mais difícil por conta do grande número de buracos

Existe um assunto que ainda é pauta quando se vai às ruas de Sant’Ana do Livramento: os buracos nas vias da cidade, é uma das principais reclamações dos moradores.
Na tarde chuvosa desta quarta-feira (13), o Jornal A Plateia esteve nas ruas Fulgêncio Santos e Anaurelino Flores de Oliveira, em dois bairros distintos, porém ambos com o mesmo problema. Na Fulgêncio, o morador Willian Regazon relatou que consertou os buracos em frente à sua casa por conta própria. “Tapei os buracos em frente à minha casa, por conta própria, porque não estava fácil cruzar com carros e motos. Faz anos que não colocam material na rua, eles vêm e colocam patrola e rolo compactador, teriam que colocar um cascalho fino ou balastro, e após um regente de asfalto, assim não abriria mais essas erosões”, afirmou.
Procurado, o Secretário Adjunto de Obras, Darci Alves, respondeu que a Secretaria de Obras já está trabalhando para resolver os problemas nas ruas, mas depende do tempo estável para efetuar as mudanças. Citou que na rua Fulgêncio teriam que ser colocados bueiros para resolver o problema, mas que neste momento não tem como fazer a colocação.
“A rua Fulgêncio dos Santos tem um problema específico, a água desce toda da faixa e não tem valetas laterais para escoar essa água, e então sempre têm buracos. Já colocamos mais de uma vez material. Neste caso teria que ser feita uma rede de bueiros, mas não tem recurso disponível para isso”, declarou.

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos