qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

De autoria de Mainardi, Lei Anticalote avança na Assembleia Legislativa

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, aprovou, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (07), o PL 324/2019, de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que estabelece a criação de um lastro de garantia de direitos para os trabalhadores que prestam serviços terceirizados ao poder Público Estadual e uma rede de proteção às finanças do Estado do Rio grande do Sul.

Conhecida popularmente como “Lei Anticalote”, o projeto visa combater uma prática comum em serviços firmados com empresas terceirizadas, que próximas ao vencimento dos contratos com o Estado, demitem os seus funcionários, descumprindo direitos trabalhistas como férias, 13° salário e multas de FGTS.

Ocorre que além de prejudicar trabalhadores que ficam sem receber o que lhe é justo e devido, também podem gerar ações judiciais contra o Estado. O Projeto de Lei estabelece que os valores referentes às indenizações, em caso de demissões, sejam depositados pelo Estado, em uma conta vinculada, evitando calote aos trabalhadores.

Segundo Mainardi, o que se verifica é que muitas empresas quando se aproxima o vencimento do contrato de prestação de serviço, encerram suas atividades e participam de novas licitações, com outro CNPJ. “Essa é uma prática perversa que costuma acarretar enormes prejuízos a uma parcela significativa dos trabalhadores. A partir de agora, vamos nos mobilizar para que o projeto seja aprovado o mais rápido possível pelo plenário”, concluiu o líder da bancada do PT.

A aprovação foi comemorada pelos representantes sindicais que acompanharam a reunião da Comissão de Serviços Públicos. De acordo com o presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, foi uma decisão muito importante para a categoria.

“Demos mais um passo importante hoje para esse projeto virar lei, por isso agradecemos ao deputado Mainardi e aos deputados da comissão que nos apoiaram, esperamos agora que haja uma rápida votação no plenário da Assembleia e pelo que vimos hoje nas manifestações dos deputados, todos favoráveis, acreditamos que isso vá acontecer logo, realmente”, concluiu Dias.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já