qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Livramento inicia elaboração de Plano da Primeira Infância

A audiência aconteceu no salão de eventos da URCAMP, na Avenida General Daltro Filho, nº 2557, bairro Umbu, das 08h30 às 17h.
a coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro
Representante do governo do estado do Rio Grande do Sul e a coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro. (Foto: Gabriela Lopes/AP)

Na manhã desta quarta-feira (06), aconteceu a audiência pública descentralizada para elaboração do Plano Estadual pela Primeira Infância (PEPI/RS), realizado pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDIDA) em conjunto com o Comitê Estadual Intersetorial.

A reunião teve como objetivos:

  • Compreender as necessidades de diferentes comunidades da região da Serra no estado, a fim de construir as ações do Plano Estadual pela Primeira Infância de modo a contemplar as diversas realidades dos territórios do RS.
  • Mobilizar a sociedade civil e agentes do poder público da região da Serra a participarem da construção do Plano.
  • Apoiar e estimular a implementação dos Comitês e a construção dos Planos Municipais pela Primeira Infância.

Durante o Jornal da Manhã, da rádio RCC FM, a coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro, destacou que do período de 7 a 15 de dezembro os estudantes infrequentes ou com notas abaixo da média devem comparecer à escola para garantir o seu ano letivo com a nova oportunidade dedicando-se aos estudos contínuos.

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos