Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

dom, 14 de dezembro de 2025

Sindicato Rural apresenta documento do DNIT liberando área para construção do pórtico

Planejamento determinou paralisação da obra em julho

Estrutura do pórtico (Foto: Fabian Ribeiro)
O texto abaixo está em

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou, no dia 03 de agosto de 2022, o Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento a utilizar a faixa de domínio da BR-158, para a implementação de um pórtico na entrada da cidade. Logo na sequência, no dia 05 de agosto de 2022, foi publicado no Diário Oficial da União o extrato da permissão de uso da área, ratificando que seria para fins da construção do pórtico. A ideia consiste em fazer toda a construção com recursos privados, ou seja, sem financiamento público. Os valores foram doados pelo Sindicato Rural, pelo Sicredi e pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).

Material a ser utilizado no pórtico (Foto: Fabian Ribeiro )

No dia 20 de julho deste ano, compareceram na Promotoria de Justiça, Lúcia Irulegui, vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e dois membros do Conselho Municipal de Planejamento de Livramento, onde informaram que o projeto não teria passado pelo crivo do referido Conselho e que o local não seria adequado para construir o pórtico.
No dia 21 de julho de 2023, a arquiteta Lucia Irulegui informou o Ministério Público (MP-RS) que foi realizada uma reunião com o secretário de Planejamento, Paulo Ecoten, e com a engenheira Elda Nicolini, onde informaram a denunciante que “a firma que estava iniciando a construção foi notificada e informada que deveria parar os trabalhos e apresentar projetos para aprovação da SEPLAMA e do Conselho da cidade”. Desde então a obra está parada. No último dia 16 de novembro, o MP solicitou novas diligências ao Planejamento, que responderá no prazo de 20 dias, ou seja, até a próxima quarta-feira (06).
Logo após ser notificado para parar a obra, o Sindicato Rural abriu um processo para aprovação e licenciamento do projeto junto a Prefeitura, onde segundo o presidente da Associação Rural, Luis Carlos D’Áuria, foram entregues todos os documentos.

NO AR
Rádio RCC