seg, 22 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Radar da Política | Esquenta das eleições

“Tô louco para voltar”

O vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) afirmou, nesta semana, que está “louco para voltar” a ser líder do governo da prefeita Ana Tarouco (PL) no Legislativo Municipal. Ele ocupou o cargo durante os dois primeiros anos do mandato de Tarouco, afastando-se em 2023, para assumir a presidência da Câmara de Vereadores. Del Fabro complementou dizendo que sente falta das atividades de liderança. Atualmente o governo não tem líder no Legislativo.
Galo contou durante o programa Resenha Livre que somente sairá da política quando a comunidade assim decidir na urna, informando que pretende concorrer à reeleição para pleitear seu quarto mandato como parlamentar.
Ao longo da conversa, Maurício defendeu com veemência a gestão municipal.

                                                                                                                                  Leque de possibilidades

O vereador Thomaz Guilherme (PRD) apresentou o leque de partidos que estão no seu radar para uma futura filiação, com a finalidade de disputar a reeleição na Câmara de Vereadores.
Durante a sua participação no quadro “Esquenta das Eleições”, Thomaz disse que poderá filia-se no Cidadania, no PSDB, no PL, no Republicanos, no Progressistas ou até mesmo permanecer no PRD, partido que surgiu da fusão entre o PTB e o Patriota.
O vereador disse que a decisão do seu futuro político será debatido com a sua base eleitoral.
Uma vez se concretizando uma reeleição, Thomaz pensa em alçar novos voos, tais como disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026 e até mesmo a vice-prefeitura em 2028.

Empatia

Durante a sessão especial do projeto “Vereador por um dia”, nesta semana, uma situação chamou a atenção de quem acompanhava a atividade. Um ato de empatia da vereadora-mirim Iasmin Soares, do Colégio Irecê Lins, quando pediu uma questão de ordem e cobrou da Casa a mudança no sistema de votação no Plenário, visando incluir a sua colega Brenda Pacheco no sistema.
Atualmente, durante a deliberação das matérias, os contrários se levantam e os favoráveis ficam sentados. No entanto, a vereadora por um dia Brenda é cadeirante, sendo assim, não conseguindo votar contrário a qualquer matéria pela sua impossibilidade de ficar em pé.
No mesmo momento, a presidente por um dia, Tawana Farias, do GN, deferiu o pedido e mudou o sistema de votação da sessão especial.

HOMICIDIO: “Escena de terror” con incendio y muerte en Rivera

En ésta oportunidad la víctima fue un hombre de 43 años poseedor de diversos antecedentes penales Una vez más el departamento de Rivera está en las primeras planas de la información, dónde nuevamente se registró un horrendo hecho de sangre, en el cual le “costo” la vida a un hombre de 43 años de edad, poseedor de diversos antecedentes penales.

Com ação de Lorenzoni, PL do CRLV sai da gaveta e ganha novo relator

O deputado Rodrigo Lorenzoni obteve na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, a redistribuição do Projeto de Lei 599/2023, que propõe o fim da taxa de envio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Desde o início de 2024, o projeto tramitava na CCJ e já havia recebido parecer favorável, mas não foi levado à

Chama Crioula aquece o coração gaúcho e encerra com casa cheia

“O evento, que celebrou a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul, foi marcado por uma intensa demonstração de devoção e emoção, com público lotando o local e garantindo o sucesso absoluto da edição deste ano.