sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Presidente do Conselho de Saúde critica falta de especialistas em Livramento

Horácio D’Ávila reconheceu que há um processo seletivo em aberto, mas denuncia falta do serviço aos pacientes
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Horácio D'Ávila - Foto: Gabriela Lopes

O presidente do conselho Municipal de Saúde, Horácio D’Ávila, voltou a denunciar, nesta terça-feira (21), a falta de especialistas nos postos de saúde, durante o Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM.

Na edição do último fim de semana do Jornal A Plateia o assunto foi tema de reportagem: a falta de cardiologista na atenção básica de saúde.

Horário D’Ávila destacou a disponibilidade de recurso público para o pagamento dos profissionais, mais destacou a dificuldade em encontrá-los. “Existe dinheiro para pagar os médicos, o que falta são profissionais”, completou o presidente do conselho.

O secretário de Saúde, Elvio Goulart, já havia anunciado que está em andamento o processo seletivo para contratação de novos profissionais. “Está acontecendo o processo seletivo para os especialistas que estão faltando no município”.

Santa Casa também é pauta

Ainda durante a entrevista, o presidente do Conselho pontuou outra demanda santanense. Ao falar sobre o Hospital Santa Casa de Misericórdia, o conselheiro criticou a falta de especialidades na única instituição de saúde que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Livramento. “Gostaríamos que muitas dessas especialidades fossem dissolvidas aqui, dando vida e mais recurso para o hospital onde está faltando gestão”, afirmou.

Procurada, a diretora da Santa Casa, Leda Marisa da Silva preferiu não se manifestar.

Abigeato é pauta de audiência pública da Assembleia Legislativa com apoio da Farsul, na Expointer

Nesta terça-feira (02), às 9h30, no auditório da Farsul, tem audiência pública para discutir a situação e impactos do abigeato no Estado. A audiência integra a agenda de eventos da Assembleia Legislativa RS e também da Federação da Agricultura do RS, na Expointer 2025. Além da direção da Farsul e de produtores rurais, estão convidados para o evento ministério da