qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Instituto Hugolino Andrade comemora 84 anos de história em Livramento

Entidade celebra sua trajetória e responsabilidade prestada aos pacientes

Na última quarta-feira (8), o Instituto Hugolino Andrade completou 84 anos. No Jornal da Manhã da RCC FM, a diretora Bibiana Barros destacou que a trajetória do instituto é alicerçada em “excelência na área de diagnóstico”.
Referência em diagnóstico por imagem na região da Fronteira Oeste e no Norte do Uruguai, o Instituto Hugolino Andrade tem dentro da especialidade da imagiologia tudo o que as grandes clínicas possuem. Foi, ao longo do tempo, pioneiro em toda região em mamografia, ecografia simples, cardíaca, doppler, densitometria óssea, tomografia e ressonância magnética.
Nesses anos, muita coisa mudou na área da saúde e o instituto não ficou para trás, se inovou, modernizou e se atualizou com os equipamentos mais modernos na área de diagnóstico por imagem.
A história da empresa iniciou no ano de 1939, em um casarão de consultórios, onde o médico Hugolino Andrade iniciou a sua trajetória como radiologista, através de um simples equipamento de radioscopia, que permitia enxergar por dentro as pessoas, ver as doenças e avaliar a sua evolução.
Em 1954, o Instituto ficou sediado no primeiro prédio da cidade, o Edifício Palácio do Comércio, onde se instalou no subsolo, e permaneceu por 50 anos.
Em 1990, o médico Rubens Barros assumiu a empresa, e anos depois, em 2004, adquiriu um terreno, na rua Manduca Rodrigues e foi ali que o instituto passou a ter seu prédio próprio.
Com uma nova geração, os médicos Marcelo Barros e Natália Barros, fez-se a última parte do projeto, que é o Centro Clínico Doutor Rubens Barros.
São 84 anos de serviços, trabalhando e tendo um relacionamento humanizado e individualizado, acima de máquinas e computadores. Nada há de substituir o carinho, o afeto e o amor ao próximo.
O Grupo Hugolino Andrade segue focado em oferecer o melhor em diagnóstico por imagem à comunidade, com uma equipe alinhada com todos os princípios que nortearam até hoje a nossa instituição: caráter, seriedade e comprometimento.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são