dom, 24 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Cemitério Público está sendo preparado para o Dia de Finados

Foto: Marcelo Pinto/AP

O Cemitério Público Municipal de Sant’Ana do Livramento, que vem passando por manutenção periódica, está apto para receber o público na próxima quinta-feira (02), feriado de Finados.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Júlio Motta, servidores vem realizando limpeza de forma continua no ambiente.

“Intensificamos como todos os anos os trabalhos, a gente sabe que dia de finados, dia dos pais e dia das mães, são épocas que temos uma movimentação atípica, exponeciada no dia de de finados. A manutenção periódica nos permite uma diminuição de trabalho. Víamos muita reclamação do cemitério público, que passava todo ano jogado e sujo. É uma área muito grande, temos muita dificuldade, mas temos os servidores que ali estão atuando com muito esforço”, explicou o secretário.

Ainda segundo o chefe da pasta, o Cemitério está sendo pintado e uma estrutura administrativa e de limpeza está sendo montada para o feriado do dia 2 de novembro.

“A estrutura administrativa poderá auxiliar as pessoas com informações, caso não se lembrem ou tenha dificuldade de localizar algum bloco, algum plano. Também vamos colocar servidores para manter a limpeza do cemitério no dia, pois sabemos gera muitos resíduos devido o grande fluxo de pessoas”, salientou.

Questionado sobre as limpezas no interior de mausoléus e jazigos, Motta explicou que a manutenção é de responsabilidade dos detentores e das famílias, e do poder público a manutenção do espaço público e transitável.

“Estamos trabalhando em algumas alterações na legislação municipal que regulamenta o cemitério e vamos operacionalizar alguns itens e atualizar alguns pontos que já estão sendo estudados”, frisou.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

NÓS, DA ECONOMIA PRATEADA

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected]   A cada dia deparamos com novos termos que, na realidade, servem para designar velhas situações. Uma das expressões da moda é “economia prateada”. Isso significa toda a atividade econômica que gira em torno dos produtos e serviços consumidos por pessoas com 50 anos ou mais, também conhecidos como geração prateada. Em outras palavras, é o mercado

Por Afonso Hamm: Cavaleiros conduzem a Chama Farroupilha de Caxias do Sul a Dom Pedrito e passam por Bagé

O deputado federal Afonso Hamm publicou, neste domingo, em suas redes sociais, um vídeo celebrando a passagem de um grupo de cavaleiros de Dom Pedrito. Os tradicionalistas estão em uma jornada especial, conduzindo a Chama Crioula desde Caxias do Sul até Dom Pedrito, onde a centelha será distribuída para toda a 18ª Região Tradicionalista, entre os dias 29 a 31