qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Mapa recebe delegação da República Democrática do Congo

O objetivo do encontro foi a apresentação da agricultura brasileira e do Congo

Nessa segunda-feira (16), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu a delegação da embaixada da República Democrática do Congo para apresentação da agricultura brasileira e possíveis acordos bilaterais entre os países.

No encontro, o secretário executivo, Irajá Lacerda, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, trataram com a ministra de Planeamento e Manutenção da República Democrática do Congo, Judith Tuluka, e o embaixador do país no Brasil, Benoît Labre Ngala, sobre as possibilidades de cooperação agrícola.

O secretário executivo do Mapa salientou a relevância da agricultura brasileira e seu crescimento ao longo dos anos, destacando a importância dos avanços tecnológicos do trabalho realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também foram apresentadas as principais ações do Mapa neste ano. Além disso, houve a manifestação de possíveis acordos comerciais e cooperações técnicas entre os dois países. Atualmente, o Brasil exporta para a República do Congo açúcar, carne de frango, suína, entre outros.

A reunião contou ainda com o governador provincial, Mobutu Malo, ministro assessor, Azimba Mindia e o diretor geral da Agência das Zonas Econômicas Especiais, Auguy Bolamba dentre outros integrantes da comitiva congolesa.

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos