sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Sebrae promove encontro de lideranças da Campanha e Fronteira Oeste para planejamento do futuro da educação

Ação foi um primeiro passo em piloto de plano nacional de educação empreendedora

As lideranças da campanha e da fronteira oeste gaúcha tiveram um primeiro encontro para planejamento do futuro da educação no território. A atividade aconteceu nesta terça-feira, 10, e foi organizada pelo Sebrae, fazendo parte de uma ação do Programa Nacional de Educação Empreendedora, e servirá como piloto no estado para uma nova estratégia de desenvolvimento regional.
Segundo a coordenadora do programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RS, Kamille Schmidt These, essa agenda teve como objetivo aproximar as lideranças do território para definir as prioridades da região visando planejar ações e projetos. “Essa iniciativa surgiu a nível nacional, a partir da experiência que tivemos na região com o Programa LIDER, em que a Educação Empreendedora foi elencada como uma agenda prioritária”, afirma.
Para o gerente da Regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae RS, ngelo Aguinaga, esse foi um primeiro passo para reunir aquelas pessoas que pensam na educação no território. “O que a gente quer é que todo mundo se conheça, converse e interaja para criar um ecossistema para pensar na educação da região, rompendo aquele pensamento histórico na região, em que cada um faz a sua parte e tem as suas prioridades”, destaca.
O encontro foi realizado no salão de atos da Universidad Tecnológica del Uruguay, em Rivera, na fronteira com Santana do Livramento, onde estiveram presentes representantes de municípios, coordenadorias regionais de educação e instituições de ensino superior, como a Urcamp e a Unipampa.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e