qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Livramento elege os cinco Conselheiros Tutelares

A partir de janeiro, os conselheiros serão Vitória Ramirez, Laerte Monte Blanco, Karen Araújo, Glória Andrade e Debora Sinara (Foto: Lucas Jardim/AP)

No último domingo (1º), assim como nos demais municípios do Brasil de forma unificada, Sant’Ana do Livramento também elegeu democraticamente os cinco conselheiros que assumirão a próxima gestão do Conselho Tutelar, em janeiro de 2024.
De acordo com a comissão eleitoral, não houve intercorrência e nem denúncias durante a votação, que teve um recorde no número de eleitores em relação às eleições passadas, neste ano 3.257 pessoas foram às urnas eleger os representantes.
Foram eleitos: Laerte Monteblanco, com 452 votos; Debora Sinara Pires Raymundo, com 335 votos (reeleita); Karen Araújo, com 313 votos (reeleita); professora Glória Andrade, com 310; e Vitória Ramirez, com 309 votos.
Os cinco conselheiros escolhidos pela sociedade têm a atribuição de garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados.

Conheça os eleitos

O candidato mais votado, Laerte Monte Blanco Machado, é líder comunitário há mais de 15 anos, trabalhou como voluntário em muitos projetos sociais e foi monitor na área da educação.
“Meu objetivo é a garantia dos direitos e a formação de um conselho tutelar atuante e forte na proteção de crianças e adolescentes. Agradeço aos 450 eleitores que depositaram essa confiança em mim, a palavra é gratidão, muito obrigado pela população, prometo representá-los da melhor maneira possível, muito obrigado, muito obrigado.”
Debora Sinara Pires Raymundo é casada e mãe de três filhos, formada em contabilidade e estudante de serviço social. Ao longo da sua trajetória atuou ativamente nos movimentos sociais antirracistas; foi coordenadora do gabinete de Relações Comunitárias do governo executivo por 2 anos; atuou voluntariamente na presidência da Associação de Moradores da vila Nova Livramento; foi presidente da Unamos; e participou em vários conselhos.
“Tenho experiências que me levaram a estar hoje atuando na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, fui realizando várias capacitações ao longo deste período em que assumi como conselheira que me deram conhecimento de como atuar em colegiado e diretamente nos casos que somos acionados. Fui reeleita e quero dar continuidade ao trabalho que faço com seriedade e comprometimento. Agradeço a todos que se dispuseram a votar no último domingo.”
A professora aposentada Gloria Andrade, iniciou sua trajetória na educação em escolas do estado como alfabetizadora; lecionou língua espanhola por 15 anos; foi secretária adjunta de educação do município; e encerrou sua carreira na 19ª Coordenadoria Regional de Educação como chefe de gabinete da coordenadora; além de coordenar a CIPAVE, órgão estadual que trata da violência e acidentes nas escolas.
“Estou profundamente emocionada e grata por cada um de vocês que depositou sua confiança em mim nas urnas. Hoje, graças ao apoio de vocês, fui eleita conselheira tutelar. Cada voto que recebi é um voto de confiança na minha capacidade de fazer a diferença na vida das nossas crianças e adolescentes. Cada voto é um voto de esperança em um futuro melhor para a nossa comunidade. Prometo que farei o meu melhor para honrar a confiança que vocês depositaram em mim. Vou trabalhar incansavelmente para proteger os direitos das nossas crianças e adolescentes e para garantir que eles tenham todas as oportunidades para prosperar.”
A mais jovem conselheira eleita nesta gestão, aos 23 anos, Vitória Ramirez que atualmente é professora da educação infantil, sempre esteve envolvida nas causas sociais. Aos 18 anos iniciou o curso de pedagogia e escolheu a educação como profissão.
“Aos 22 anos me candidatei ao Conselho Tutelar, e com a graça de 309 pessoas fui eleita e comemorei os 23 anos com esse presente! Tenho sede e muita vontade de fazer diferente, de estar junto e me fazer atuante com a sociedade. Sou grata a Deus por ter abençoado o meu caminho, e também aos 309 eleitores que se fizeram presentes nas urnas no dia 1° de Outubro de 2023 e me deram um voto de confiança!! Quero dizer que não são apenas votos, são pessoas, seres humanos acreditando em mim, apostando e confiando! Obrigada a todos!”
Até o fechamento desta edição, a candidata Karen Araújo não havia enviado sua resposta à redação.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa