sex, 9 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Operação conjunta apreende mais 250kg de fios de cobre e elétrico

Ação tem o objetivo de combater os furtos de cabos e fios
Foto: Matias Moura/AP

Na tarde de quarta-feira (4), a Brigada Militar deflagrou a Operação Integrada para fiscalizar locais com o objetivo de combater os furtos de fios elétricos e telefônicos.

Desta vez a ação contou com a participação do Batalhão Ambiental, da Policia Civil e o Corpo de Bombeiros, que durante a inspeção localizaram mais 250 kg de fios de cobre e alumínio sem procedência.

De acordo com o capitão Alanor Junior Rodrigues, Comandante do 1º Esquadrão do 2º Regimento, foram fiscalizados seis estabelecimentos comerciais que compram materiais e produtos que podem reciclados.

“Alguns estabelecimentos tiveram algumas notificações ambientais e também por parte do Corpo de Bombeiros, e em um dos estabelecimentos foi apreendido uma certa quantia de fio e aproximadamente 250 kg de fios de alumínio e cobre cujo proprietário terá que prestar esclarecimentos”, explicou o capitão.

A operação foi desencadeada após um onda de furtos de fios e cabos que vem acontecendo nos últimos meses, preocupando autoridades policiais que ainda tem dificuldades em realizar prisões em flagrante pela falta de denuncia pelas empresas lesadas.

Ainda segundo o capitão Alanor, a operação em conjunto com a PC foi preventiva e de conscientização.

“Nós fizemos essa operação como prevenção e conscientização dos estabelecimentos para não comprar esse tipo de objeto”, frisou Alanor.

Nota Oficial Liderança da Oposição

    A decisão do ministro Alexandre de Moraes, que ignorou deliberadamente a decisão soberana de 315 deputados federais, é mais um capítulo da escalada autoritária que se impõe sobre o Estado de Direito no Brasil. Quando um único ministro escolhe desconsiderar, de forma explícita, a vontade expressa da maioria do Parlamento brasileiro, ele não ataca apenas um deputado —

Sindicato dos Trabalhadores Rurais promove evento para discutir a segurança do trabalho no campo

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Livramento promove no dia 17/5, a partir das 19h, na Sala Cultural (rua dos Andradas, 682) evento dirigido para os trabalhadores assalariados rurais do município para discutir a segurança do trabalho no campo. O encontro contará com a participação do auditor do Ministério do Trabalho, Sérgio Garcia e do vice-presidente da Federação