qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Variedades especial Mês dos Gaúchos

Editorial:

Não sou gaúcha, mas desde que me mudei para cá, em 2003, me apaixonei por esta terra, pelos costumes e principalmente pelo orgulho que todos sentem de ser daqui! Hoje em dia, não largo o meu chimarrão, torço e sofro pelo Internacional, sei de cor e canto bem alto o hino do Rio Grande do Sul! Ainda não sei dançar o famoso “chamame” mas tenho orgulho de dizer: “EU SOU DO SUL!”

Aqui nós temos um amor pela nossa terra, por mais que não cultivemos de forma veemente as tradições, sempre levamos algo dela conosco, com os costumes, as comidas e bebidas típicas que fazem parte do nosso cotidiano. Ao tomar um chimarrão, fazer um churrasco com os amigos, ir para “fora” aos finais de semana, falar sinaleira ao invés de semáforo, chamar o menino de guri, estamos conservando as tradições e mostrando que podemos gostar de rock, samba, pagode, jazz, música clássica, funk, sertanejo, mas mesmo assim sermos gaúchos.

“É o meu Rio Grande do Sul

Céu, sol, sul, terra e cor

Onde tudo que se planta cresce

O que mais floresce é o amor”

Enfim, a semana farroupilha está se aproximando, a agenda de bailes já tinindo. Vestidos, saias, bombachas, botas e os acessórios tradicionais da indumentária são indispensáveis nos eventos desse mês. O Caderno Variedades te ajuda a renovar a pilcha e expressar toda a tradição e o amor pela cultura gaúcha!

Nossa capa:

Mariana Evaldt exibindo as roupas tradicionais gaúchas que deixam qualquer prenda bonita! Esses looks você encontra na Loja Nativa. Fotografia de Marcelo Pinto.

Agradecimento:

Sindicato Rural de Livramento

Hanelle Abot, editora do Caderno Variedades.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.