Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

Santanenses que foram voluntários no Vale do Taquari comentam trabalho realizado

Após fortes chuvas atingirem cidades localizadas na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, uma verdadeira força-tarefa foi montada para auxiliar as famílias atingidas. Em Sant’Ana do Livramento não foi diferente: uma equipe de voluntários se organizaram e se deslocaram até as cidades de Muçum, Roca Sales e Encantado com a finalidade de colaborar de algumas formas a reestruturar os municípios devastados pelos eventos climáticos.

Na tarde desta segunda-feira (25), os voluntários estiveram no estúdio da RCC FM, onde concederam uma entrevista exclusiva relatando o trabalho desenvolvido. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social (SMAIS), Maria Dreckner, o movimento foi uma “grande ação”, coordenada pela prefeita Ana Tarouco (PL), que também esteve nos locais afetados. Ela também comentou que a SMAIS foi acionada pelo Governo do Estado do RS para prestar auxílio. Maria também frisou que em todo o momento de auxilio na região do Vale do Taquari, Sant’Ana do Livramento não ficou desassistida.

Os entrevistados enfatizaram durante o programa “Boa Tarde Cidade”, que todos os voluntários foram por vontade própria e não por determinação política. “Essas pessoas quiseram ir”, comentou Dreckener.

A assistente social Ana Cristina Gonçalves, o operador de máquinas do Departamento de Água e Esgotos (DAE), Juliano Machado, a Lucia Fonte, professora e educadora social e o Paulo Torbes, que trabalhou no apoio técnico relataram o “cenário de terror” que presenciaram. “Só estando no local para ter dimensão das perdas e da tristeza”, disse Paulo.