A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou, nesta semana, os vencedores dos melhores azeites de oliva extravirgem que concorreram ao Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023. Na categoria Monovarietal, o produtor de Sant’Ana do Livramento, Fernando Humberto Rotondo, do Azeite Ouro de Sant’Ana, sagrou-se vice-campeão.
O concurso premiou 10 produtos em duas categorias: Blend (mais de uma azeitona usada na produção) e Monovarietal (azeite produzido com apenas um cultivar de azeitona). O Prêmio CNA Brasil é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Confederação que tem o objetivo de valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
Além dos finalistas do prêmio, o evento contou com a presença do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), representantes de embaixadas, do governo e entidades do setor produtivo.
Na abertura da cerimônia, o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, destacou a importância do prêmio como reconhecimento da evolução e da qualidade do azeite nacional produzido por pequenos e médios produtores. “Talvez não imaginaríamos que o Brasil chegasse tão rápido ao reconhecimento internacional da produção de azeite extravirgem de qualidade. Esse é o papel que a CNA está desenvolvendo quando criou, por determinação do nosso presidente João Martins, o Prêmio Brasil Artesanal, extremamente importante para os pequenos e médios produtores do país”, afirmou.


Por Deputado Zucco – Zucco visita governador de SC, entrega camisa do Grêmio e revela o segredo por trás do sucesso do estado
O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, esteve em Santa Catarina em uma agenda intensa de reuniões para conhecer as boas práticas de gestão implementadas pelo governador Jorginho Mello (PL). O mote da visita foi justamente buscar ideias e propostas que possam ser aplicadas ao Rio Grande do Sul,