sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Radar da Política | Unidos para Derrotar Ana

A semana foi marcada por encontros dos de partidos de esquerda e centro-esquerda em Sant’Ana do Livramento.
PT, PDT e PSB lançaram uma frente, denominada “Diálogos por Livramento”, que visa consolidar um bloco de oposição ao governo da prefeita Ana Tarouco (PL).
Muito embora anunciado como oposição à gestão, os movimentos indicam uma possível união das siglas também para o pleito eleitoral de 2024. Muita negociação ainda deverá “rolar” nesse meio, no entanto é quase certo que o “cabeça de chapa” deverá ser o vereador Aquiles Pires (PT) e a vice-prefeitura disputada entre o PDT e PSB.
Todos devem lembrar os vários e acirrados embates que esses partidos promoveram entre si nos últimos anos, hoje, todos juntos.
Agora, resta saber se em uma eventual vitória da suposta coligação, como irão governar Livramento todos juntos e se vai haver um “prefeito genérico”.

“Vão perder mais uma vez”

O vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) não mediu as palavras para se dirigir aos colegas de esquerda na Câmara de Vereadores, na sessão desta semana. Sem “mimimi”, como ele mesmo fala em alto e bom tom, o atual presidente do Legislativo declarou: “Se juntem, se reúnam, conversem, façam um frentão de esquerda […] e irão perder mais uma vez”.
Galo disse acreditar na reeleição de Ana Tarouco para o Executivo Municipal.

Galo quer Progressistas na reeleição 

O Partido Progressistas deverá reunir a sua militância nos próximos dias para debater a conjuntura política em Sant’Ana do Livramento e principalmente as alianças para as eleições municipais de 2024.
O atual presidente da Câmara e vereador pelo partido, Maurício Galo Del Fabro, deverá pautar sua sugestão de “apoio incondicional” a reeleição da prefeita Ana Tarouco (PL).
Ideologicamente alinhados, Progressistas e o Partido Liberal podem ter laços estreitados a partir desta conversa. No entanto, ainda não é oficial a posição partidária quanto o apoio a Ana, mas sim uma vontade pessoal de Galo, quem defende a gestão desde o primeiro dia de Governo.
Ele foi líder do governo na Câmara em 2021 e 2022, deixando a função, apenas em 2023, após assumir a presidência do Legislativo. Nada impede que em 2024 Del Fabro reassuma a função.
Na última eleição o Progressistas lançou candidatura própria.

Abigeato é pauta de audiência pública da Assembleia Legislativa com apoio da Farsul, na Expointer

Nesta terça-feira (02), às 9h30, no auditório da Farsul, tem audiência pública para discutir a situação e impactos do abigeato no Estado. A audiência integra a agenda de eventos da Assembleia Legislativa RS e também da Federação da Agricultura do RS, na Expointer 2025. Além da direção da Farsul e de produtores rurais, estão convidados para o evento ministério da