qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Vereador Thomaz Guilherme diz que ainda não definiu voto sobre contas do ex-prefeito Ico

O parlamentar deverá se reunir com sua base eleitoral para tomar decisão
Vereador Thomaz Guilherme (PTB)

As contas do ex-prefeito Ico Charopen (PDT) serão julgadas no próximo dia 16 de agosto pela Câmara de Vereadores. Questionado sobre sua posição, o vereador Thomaz Guilherme disse que ainda não definiu seu voto, pois no fim de semana deverá se reunir com sua base eleitoral para discutir o tema, como forma de obter “opiniões externas”. “Se eu te disser que vou ser contra ou a favor neste momento, eu vou te mentir”, declarou.

O parlamentar frisou que ouvir sua assessoria também é fundamental neste momento. “Eu não quero decidir nada sozinho”, reiterou. Ele disse que está tranquilo, independentemente da forma que votar.

No dia do julgamento, será concedido o prazo de 20 minutos para, querendo, Ico apresentar defesa oral ou mediante um advogado constituído nos autos. Durante a sessão, também poderão ser ouvidas testemunhas arroladas previamente.

Com relação as contas de 2019, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) emitiu opinião desfavorável às contas do político, em virtude de “falhas prejudiciais ao erário público”. Já as de 2018, segundo informações, não foram feitos apontamentos.

 

Esquerda vota contra projeto que endurece pena para crimes hediondos — PT, PSOL, AVANTE, REDE e PV entre os 65 votos contrários

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) a subemenda substitutiva ao Projeto de Lei 1112/2023, em uma votação histórica contra a impunidade no Brasil. A medida estabelece que criminosos condenados por crimes hediondos, chefes de milícia e líderes de organizações criminosas só poderão progredir de regime após o cumprimento de 80% da pena — sem direito ao livramento