sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santa Casa começa a operar o tomógrafo com pacientes internados no hospital

Instituição aguarda autorização para utilizar equipamento em pacientes que não estejam internados
Exames foram realizados com o novo equipamento (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Depois de dois anos entre o anúncio, a instalação e a efetividade, a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento começou a operar com tomógrafo próprio. O equipamento, comprado com uma emenda parlamentar de R$ 2,8 milhões do deputado Ubiratan Sanderson (PL), já realizou 35 exames em pacientes que estão internados no hospital.
Desde novembro do ano passado, quando a empresa terceirizada que atuava no interior da instituição encerrou o serviço, a pedido da direção da Santa Casa, os pacientes que dessem entrada no nosocômio e precisassem do exame de imagem eram transportados de ambulância para realizá-lo em uma clínica fora do ambiente de internação.
A expectativa da direção é de que, até final do ano, receba todas as autorizações necessárias e possa realizar os exames para pacientes da rede básica do município, através de um convênio entre a instituição e a Prefeitura. Enquanto isso não acontece, o avanço parcial já é notado, especialmente com pacientes de urgências e emergências, que estão passando pelo procedimento na instituição. “Com o equipamento já em funcionamento, nós diminuímos o custo de remoção do paciente até a clínica; diminuímos o desgaste da equipe e também o risco do paciente em ter que sair do ambiente hospitalar”, explica a diretora Leda Marisa.

OS CUSTOS EXTRAS

Apesar do investimento alto feito através do deputado, ainda são necessários outros recursos para garantir 100% do funcionamento do equipamento. A Santa Casa precisou adquirir, nesta semana, um estabilizador de energia para o tomógrafo. Isto porque a instituição tem outros equipamentos de impacto na energia que podem dar sobrecarga na rede. O estabilizador em questão custa, aproximadamente, R$ 18 mil. “Nós não podemos correr o risco do prejuízo, caso essa sobrecarga aconteça, por isso estamos realizando esta compra”, complementa a diretora.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e