sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Alunos do colégio Santa Teresa de Jesus propõe projeto de lei que estabeleça o Dia da Cultura Árabe em Livramento

Sugestão foi protocolada no Legislativo Municipal

Os alunos das turmas do 2º ano do NEM, do Colégio Santa Teresa de Jesus, orientados pelo professor de filosofia Lorenzo Muller Montiel, protocolaram um ofício na Câmara de Vereadores, sugerindo a apresentação de um projeto de lei que estabeleça o Dia da Cultura Árabe em Sant’Ana do Livramento, a ser celebrado no dia 25 de março.

De acordo com o documento protocolado, o ideia traz diversas justificativas importantes. O texto explica que essa iniciativa busca promover a valorização, o reconhecimento e a celebração da herança cultural árabe presente na sociedade, bem como fortalecer o respeito à diversidade e a coexistência preservada entre diferentes grupos étnicos e religiosos.

A ideia dos alunos, também aborda a valorização da diversidade cultural. “A cultura árabe possui uma história milenar e uma vasta contribuição para a humanidade nas áreas da literatura, música, arte, arquitetura, gastronomia, ciência e muito mais. Estabelecer um Dia da Cultura Árabe é uma forma de proteger e reconhecer essa riqueza cultural, promovendo a inclusão e o diálogo intercultural”, diz trecho.

Além disso, a sugestão trata do combate à discriminação e ao preconceito, a promoção do diálogo intercultural e o estimulo ao turismo e à economia local.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e