sáb, 6 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Dia de Iemanjá agora é feriado municipal

O prefeito em exercício Evandro Gutebier aprovou em lei o feriado proposto pela vereadora Eva Coelho

Passou a fazer parte do calendário oficial de Sant’Ana do Livramento, feriado no dia 2 de fevereiro, quando é comemorado o dia de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes.
A orixá africana é conhecida como a “Rainha das Águas’’, protetora dos pescadores, jangadeiros e homens que ganham sustento no mar. Já a designação Nossa Senhora dos Navegantes originou-se no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente dos portugueses, que pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem salvos à pátria.
Tradicionalmente, a festa acontece em terreiros de religiões de matriz africana, onde desde as primeiras horas fiéis e simpatizantes realizam duas oferendas e agradecimentos. Além disso, era realizado pela mãe no santo Vera Maria Neves Teixeira, conhecida como mãe Vera de Oxum (em memória), uma carreata com destino ao Lago Batuva, onde está localizada a imagem de Iemanjá.
Atualmente não há informações de que no próximo ano aconteça carreata ou caminhada em homenagem à santa devido ao falecimento de Mãe Vera, que há mais de 30 anos organizava o evento que era realizado pelo seu Centro de Umbanda.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia