qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Mainardi apresenta projeto de Lei que reconhece fibromialgia como deficiência

Na manhã desta segunda-feira (26), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) apresentou um projeto de Lei, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para reconhecer as pessoas com fibromialgia como deficientes.

“Fibromialgia é uma doença que tem uma centena de sintomas muito desgastantes para quem a porta, então é de extrema importância que as pessoas com a doença sejam consideradas deficientes, assim, poderão ter acesso aos programas, benefícios e tratamentos especiais destinados às pessoas com deficiência, previsto na legislação estadual.”, afirmou Mainardi.

No último sábado (24), o deputado recebeu da presidente da Fibrobagé, Associação das Pessoas com Fibromialgia de Bagé e Região, Nívea Marques, o pedido para a inclusão das pessoas como fibromialgia no rol de deficiências na legislação estadual.

“Está é uma vitória para quem lida com a doença. A fibromialgia é uma síndrome que afeta o sistema musculoesquelético causando dor crônica e generalizada, acompanhada de outros mais de 100 sintomas. Mas nem todos os atendimentos com profissionais e medicamentos têm sido disponibilizados a contento. Considerar a fibromialgia como deficiência, para todos os efeitos legais, obriga o Sistema Único de Saúde a fornecer gratuitamente medicamentos para tratar a doença.”, afirmou Nívea Marques.

Agente da censura chinesa no Brasil: Lula promete importar modelo de controle social de Xi Jinping

A recente revelação de que a primeira-dama Janja Lula da Silva abordou o controle do TikTok diretamente com o ditador Xi Jinping, em nome do governo brasileiro, é um escândalo sem precedentes e exige uma resposta firme de todas as instituições democráticas do país. Pior ainda: o presidente Lula, ao invés de negar ou repudiar o episódio, demonstrou irritação não