seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

São Gabriel valoriza tradição dos últimos carreteiros

Cidade da Fronteira Oeste celebra comunidade que mantém ativos veículos de tração bovina
Foto: Amanda Hackman/Prefeitura de São Gabriel

São Gabriel, na Fronteira Oeste, tem um dos últimos redutos dos carreteiros no Rio Grande do Sul. Na localidade de Pau Fincado, a 56 quilômetros da sede do município, as antigas carretas puxadas por bois ainda são utilizadas para transporte de mercadorias e subsistência de pequenos produtores, não apenas para atividades relacionadas a turismo ou folclore. O valor histórico e cultural desse meio de transporte, um dos mais antigos da humanidade, será destacado nesta sexta-feira (23) na 9ª Carreteada Pedagógica, que será realizada na Escola Municipal de Campo Jerônimo Machado, no Santo Antônio.

A festa terá desfile de carretas típicas, missa crioula, feira de produtos artesanais e agrícolas, culinária campeira, apresentações artísticas e gincana cultural. “Cultuar nossas tradições é valorizar nossa origem como comunidade e nossa história. Se nosso objetivo é avançar como cidade, nunca podemos nos esquecer de onde viemos”, comentou o prefeito Lucas Menezes.

O evento cultural, que reunirá estudantes, professores, familiares, tradicionalistas e comunidade em geral, é aberto ao público. No ano passado, cerca de 300 pessoas participaram das atividades.

TCE-RS analisa as contas do governador na quarta-feira (18)

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizará, no dia 18 de junho, às 14h, sessão especial híbrida para análise das contas do governador relativas ao exercício de 2023. Na oportunidade, o relator, conselheiro Iradir Pietroski, submeterá o seu relatório e voto à discussão e apreciação dos demais conselheiros. A prestação de contas do governador é analisada pelo TCE-RS

35 milhões de brasileiros têm dívidas em bancos, aponta relatório da Serasa

  • Serasa e mais de 40 bancos se unem para reduzir a maior causa de endividamento do país. • Mutirão emergencial oferece descontos de até 97%. • 35 milhões de brasileiros somam 65 milhões de dívidas contraídas com bancos. • No Rio Grande do Sul quase 1.6 milhão de pessoas possuem dívidas com bancos. 16.06_Desbanca (1).