seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Polícia Federal deflagra operação para reprimir câmbio ilegal em Livramento

De acordo com a investigação, os suspeitos teriam efetuado mais de R$ 2 milhões entre 2019 e 2022
Polícia Federal apreendeu moedas de diversas nacionalidades (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar, deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação Fora da Linha, para combater a atuação de cambistas informais na fronteira de Sant’Ana do Livramento e Rivera.

Policiais federais e policiais militares cumpriram cinco mandados de prisão temporária, sete mandados de busca e apreensão, bloqueios de contas bancárias, indisponibilidade de bens e sequestro de veículos. As medidas foram expedidas pela 22ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Alegre. Também foi determinado o afastamento imediato das funções exercidas por três policiais militares, investigados por realizar a escolta armada dos valores para os cambistas, promover a segurança nos locais de câmbio e monitorar possíveis investigações contra os criminosos.

Conforme apurado, os cambistas investigados operavam no mercado financeiro paralelo utilizando contas bancárias de terceiros para movimentação de valores, além do registro de bens em nome de “laranjas”. No período de 2019 a 2022, os suspeitos movimentaram aproximadamente 2 milhões de reais, relacionados à prática de evasão de divisas.

Os crimes investigados na Operação Fora da Linha são os de evasão de divisas, operação de câmbio não autorizada, corrupção e associação criminosa. O nome da operação faz referência ao modo como os cambistas e agentes públicos investigados praticavam os delitos, tendo em vista que se posicionavam exatamente na linha divisória entre o Brasil e o Uruguai.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.