sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Reunião avança em busca de mecanismos emergenciais de apoio ao setor da proteína animal

Reunião foi marcada pela busca de mecanismos de apoio ao setor da proteína animal - Foto: Gustavo Carus/SEDEC

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (15/6), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em Porto Alegre, a primeira reunião do Grupo de Trabalho da Proteína Animal. Coordenado pelo titular da Sedec, Ernani Polo, o encontro teve presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves, e do adjunto da Agricultura, Márcio Madalena. Também participaram representantes de entidades do setor de proteína animal, de cooperativas, de federações e dos bancos BRDE, Badesul e Banrisul, além de deputados estaduais.

A reunião foi dividida em duas partes. Na primeira, a discussão esteve focada em crédito. Se buscou com as instituições financeiras a possibilidade de postergação de parcelas de financiamento para o final do contrato, assim como também a possibilidade da suspensão da cobrança temporária dos financiamentos, sendo necessário analisar os casos individualmente. Foi solicitada uma agenda com a presidência do BNDES, juntamente com bancos, entidades e representantes da Assembleia, para viabilizar uma linha de crédito emergencial com juros subsidiados voltada ao setor de proteína animal.

A segunda parte do encontro tratou de questões tributárias. O subsecretário Ricardo Neves detalhou medidas que serão tomadas pelo governo. Uma das questões tem a ver com o leite. Está em andamento estudo sobre o Fator de Ajuste de Fruição (FAF) para a matéria-prima que não tem produção no Rio Grande do Sul que incide, por exemplo, sobre embalagens longa vida.

A segunda questão foi a isenção para o óleo degomado utilizado na fabricação de ração, já em tramitação. Outras demandas do setor estão sendo avaliadas pela Secretaria da Fazenda para que mudanças sejam aprovadas no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

O secretário Ernani Polo destacou a preocupação do governo com o setor e a importância da soma de forças dos segmentos em torno de um mesmo objetivo. “A intenção do grupo é manter contato e mobilização permanentes. Precisamos de ações de curto, médio e longo prazo, ações emergências e estruturantes. Esse GT tem até 180 dias para construir essas medidas”, disse o titular da Sedec. Nova reunião do Grupo de Trabalho está marcada para o dia 17 de julho.

POR ASCOM/SEDEC

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e